Brasília, 18 (Agência Brasil - ABr) - As comunidades de 12 municípios do Amapá que integram o programa de combate à pobreza Comunidade Ativa se reúnem na sexta-feira para apresentar as ações que estão desenvolvendo para promover o desenvolvimento local e sustentável. Trata-se do Encontro de Fóruns de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS) do Comunidade Ativa, realizado em parceria pelo governo federal, estadual e Sebrae. O evento começa às 8h e acontece no Centro de Eventos do Sebrae, em Macapá.
Participam a governadora do Amapá, Maria Dalva Figueiredo, o diretor de Articulação e Monitoramento do Comunidade Ativa, Francisco Urbano, além de representantes do governo do estado, Sebrae Nacional e Estadual, prefeitos dos municípios, membros dos Fóruns de desenvolvimento e outras autoridades. Encontros como esse estão sendo realizados em todos os estados para promover a troca de experiências entre os municípios do Comunidade Ativa. É uma
chance para que cada localidade conheça experiências de sucesso de outros municípios.
Além disso, paralelamente aos encontros, é realizada uma oficina de comunicação que capacita os membros dos Fóruns de desenvolvimento a divulgar melhor as ações que estão acontecendo em seu município e que deverá originar uma rede de comunicadores locais, para que a troca de informação e conhecimento seja constante.
O Programa Comunidade Ativa, que hoje está em 695 municípios, aposta numa forma inovadora de combate à pobreza, que não repassa dinheiro diretamente aos municípios, mas capacita a população para se engajar no processo de desenvolvimento, rompendo com as práticas assistencialistas. Para isso, a comunidade se organiza em torno de um Fórum de DLIS, composto pelas principais lideranças da comunidade e representantes da prefeitura, que juntos fazem um diagnóstico do município e decidem uma lista de ações que julgam fundamentais para o desenvolvimento da localidade.