Caruaru vive pânico com constantes abalos sísmicos

18/07/2002 - 14h06

Recife, 18 (Agência Brasil - ABr) - A população da cidade de Caruaru, agreste de Pernambuco, a 135 quilômetros da capital, vive momentos de pânico, em virtude dos constantes abalos sísmicos em vários locais do município. Conforme levantamento dos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na zona oeste da ciade estaria o ponto central dos abalos, incluindo a área onde se situa o Aeroporto Oscar Laranjeiras, com registros de afundamento do estacionamento dos aviões, há algum tempo.

Os dois sismógrafos instalados há dois meses em terras do sítio Salgadinho, a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade, contabilizaram por volta de 600 tremores de terra, menos de 10% desse total foram observados pela população.

Com o objetivo de tranqüilizar os moradores, a prefeitura local, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PE), distribuirá uma cartilha informativa sobre o fenômeno o o grau de intesidade, além de orientar a população, sobre como se prevenir dos tremores de terra.

O prefeito Tony Gel, em nota oficial, pede calma aos moradores de Caruaru pois, segundo os especialistas do Derpartamento de Sismologia da UFRN, não existe o perigo de tremores mais fortes que os atuais.

Um convênio foi firmado com a UFRN para assegurar a permanência de dois técnicos que farão um trabalho de monitoramento dos abalos sísmicos na grande Caruaru onde, cerca de 30 tremores de poucas proporções são registrados a cada 24 horas.