Brasília, 18 (Agência Brasil - ABr/Europa Press) – O governo da Argentina vai autorizar, a partir de agosto, o aumento progressivo das tarifas de serviços públicos que foram privatizados, como água e eletricidade. O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Economia, Roberto Lavagna. As tarifas estão congeladas há seis meses. As informações são da agência Europa Press.
"Proporemos um aumento gradual, que será muito menor do que o pedido pelas empresas", disse Lavagna em entrevista à televisão estatal argentina. A maioria das empresas que administram serviços públicos são estrangeiras e haviam assinado contratos que permitiam a variação das tarifas de acordo com a cotação do dólar, que triplicou este ano. No entanto, depois de tensas negociações em janeiro, o presidente Eduardo Duhalde congelou as tarifas.
Lavagna acrescentou que os reajustes não terão impactos nos pequenos consumidores. O ministro justificou os aumentos dizendo que a Argentina não pode correr o risco de cortes nesses serviços por causa de falta de investimento das empresas.