Educação ambiental faz parte da rotina de alunos do ensino fundamental

07/07/2002 - 9h13

Brasília, 7 (Agência Brasil - ABr) - A educação ambiental faz parte da rotina da maioria dos jovens brasileiros que estão no ensino fundamental. Quando se considera o total de alunos desse nível de ensino, 71,2% estão em escolas que trabalham de alguma forma com a temática. Entre os alunos que frequentam da 5ª a 8ª série, esse índice é de 73%, ou 11,4 milhões de estudantes. Já entre os alunos da 1ª a 4ª série, 70% têm educação ambiental, o que corresponde a 13,8 milhões de estudantes.

"Os dados apresentados pelo Censo Escolar retratam o interesse pela educação ambiental e mostram que existe uma grande demanda de trabalho na área. Sabemos que há, hoje, uma mobilização em relação à questão", afirma Iara Prado, secretária de Educação Fundamental do Ministério da Educação.

Segundo o levantamento, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), o tema é trabalhado pelas escolas principalmente na forma da inserção temática, ou seja, a utilização do assunto em diversas disciplinas. Este tipo de abordagem abrange 52,9% dos alunos das séries iniciais e 55,4% dos estudantes das séries finais. "A inserção temática ocorre quando, por exemplo, a professora de Inglês ou Português resgata, no conteúdo de sua disciplina, abordagens sobre o tema.

Pela Lei 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, não deve haver uma disciplina específica para tratar do tema", explica Lucila Vianna, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação Fundamental (Sef/MEC).

Em seguida, a forma mais utilizada para o estudo dos problemas relacionados ao meio ambiente é por meio de projetos. Trabalham a questão dessa forma 26,8% dos alunos de 1ª a 4ª série e 29,6% dos alunos de 5ª a 8ª série. "O projeto é um tipo de abordagem que deveria estar ligado a todas as disciplinas, tratando de um tema específico de interesse dos alunos, mas o que tem acontecido frequentemente é a realização de projetos fora da proposta pedagógica da escola", afirma Lucila.

Apesar da regulamentação da lei, 1,5% dos alunos de 1ª a 4ª série e 2,6% dos estudantes de 5ª a 8ª série ainda têm educação ambiental sob a forma de disciplina especial voltada somente para o estudo da questão. Segundo a coordenadora de educação ambiental da Sef, mesmo sendo um primeiro levantamento sobre o tema, os resultados são bastante positivos, mas é preciso considerar que os dados não permitem avaliar a qualidade e os resultados do ensino que está sendo oferecido.

A preocupação com a educação ambiental é maior justamente nas regiões mais industrializadas do País, onde a degradação do meio ambiente é um problema próximo da realidade da população. Na região Sul, 82,1% dos alunos de 1ª a 4ª série e 80,3% dos de 5ª a 8ª série têm o tema presente na sala de aula. Já na região Centro-Oeste, 69,2% e 72,2% dos estudantes do primeiro e do segundo ciclo, respectivamente, estudam o assunto nas escolas.

Esse índice é um pouco menor no Norte e Nordeste, regiões que apresentam características fortemente rurais. A região Norte apresenta os menores percentuais: 52,5% dos estudantes das primeiras séries da Educação Fundamental e 57,3% dos alunos das séries finais. Na região Nordeste, 62,3% dos alunos de 1ª a 4ª série e 65,3% de 5ª a 8ª série têm educação ambiental.

Entre os estados também existem diferenças marcantes em relação ao trabalho com o meio ambiente nas escolas. O Ceará, segundo o levantamento, é o que mais dispensa atenção à educação ambiental nas escolas. No estado, 91,8% dos estudantes de 1ª a 4ª série trabalham o tema em sala de aula. Ainda se destacam nas séries iniciais do ensino fundamental o Espírito Santo e Goiás, com índices de 90,8% e 90,7% de alunos que estudam o assunto.

Quando se leva em conta os estudantes de 5ª a 8ª série, esses três estados também apresentam o maior percentual de utilização do assunto. No Espírito Santo, o índice de alunos que tratam do tema em sala de aula é de 91,8% e de 91,3% para o Ceará e Goiás. Por outro lado, Acre e Roraima são os estados que possuem o menor percentual de alunos em contato com a temática ambiental. No Acre, apenas 11,9% dos alunos de 1ª a 4ª série e 22,3% dos estudantes de 5ª a 8ª série têm educação ambiental nas escolas. Em Roraima, esses índices são de 36,8% e de 37,8%, respectivamente.