Sardenberg: mercado requer produtos sofisticados tecnologicamente

04/07/2002 - 15h04

Rio, 4 (Agência Brasil - ABr) – O governo está convencido da necessidade de aumentar as exportações e de que o mercado hoje requer produtos sofisticados do ponto-de-vista tecnológico, isto é, que têm muita tecnologia embutida e, por isso, possuem um valor mais alto. A afirmação foi feita pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, em entrevista concedida à Agência Brasil, no Rio, onde reiterou o esforço que vem sendo empreendido para interligar tecnologia e exportação, a partir da integração entre os setores público e privado.

Sardenberg admitiu que o aumento das exportações passa também pela elevação do número de patentes brasileiras. A questão, de acordo com o ministro, é complexa porque 80% dos pesquisadores estão na universidade, que produz estudos, mas onde o clima não é de patenteamento.

Então, na medida em que o acesso dos pesquisadores à iniciativa privada for facilitado, o número de patentes aumentará, uma vez que este é um assunto de interesse econômico para as empresas, disse Sardenberg. A integração entre as duas culturas (universitária e empresarial) resultará em maior inovação tecnológica e, em conseqüência, maior competitividade para as exportações.