Porto Alegre, 1 (Agência Brasil - ABr) - A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ganhou um importante reforço para dar continuidade à Campanha de Preservação dos Prédios Históricos, iniciada em julho de 1999. Na próxima quarta-feira (3), a Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP/AS formaliza a maior parceria já feita pela UFRGS com vistas à recuperação de um de seus prédios. Pelo acordo, a REFAP entregará à administração da Universidade R$ 2 milhões para a execução do projeto de restauração da Faculdade de Direito, via Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC/RS).
Construído entre 1908 e 1910, a partir de um projeto do arquiteto Hermann Otto Menchen, o imponente prédio histórico está localizado na Av. João Pessoa, 80 e tem 4.584 m² de área. Sua realização exigiu dos fundadores da Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre – criada em 17 de fevereiro de 1900 – grande empenho na captação de recursos, conseguidos com quermesses, bailes e doações diversas, inclusive de outras cidades do Estado.
A Campanha de Recuperação dos Prédios Históricos da UFRGS consiste na captação de recursos por meio de uma série de ações, com o objetivo de resgatar o conjunto arquitetônico da instituição. São 12 prédios em estilo neo-clássico, erguidos no final do século 19 e início do 20 e que correspondem a 50 mil m2 de área edificada. Destes, 11 estão localizados no Campus Centro e formaram o primeiro campus universitário do Brasil.
Durante a celebração da parceria entre UFRGS e REFAP, será lançado o novo site dos Prédios Históricos, desenvolvido gratuitamente pela Aldeia Designer, empresa de uma ex-aluna da Universidade, e que vai mostrar aos interessados em fazer doações um pouco sobre a história de cada prédio e as formas de contribuir.