''Provão'' avaliará cursos de Fonoaudiologia e de Geografia

01/07/2002 - 10h14

Brasília, 1 (Agência Brasil - ABr) - A partir do próximo ano, os cursos de Fonoaudiologia e Geografia serão avaliados pelo Exame Nacional de Cursos, o Provão. O anúncio foi feito pelo ministro Paulo Renato Souza, durante lançamento do site com o Cadastro da Educação Superior desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

Serão avaliados 98 cursos de Fonoaudiologia e 441 de Geografia. Com a inclusão dessas duas carreiras, o Exame de 2003 deverá avaliar mais de 6,5 mil cursos, com a participação de cerca de 470 mil formandos. No ano que vem, o Provão continuará avaliando os cursos das áreas de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.

Segundo o diretor de Estatísticas de Avaliação da Educação Superior do Inep, Tancredo Maia Filho, a inclusão dos cursos de Geografia no Exame amplia o processo de aferição da qualidade dos cursos ligados à formação de professores. "No Provão deste ano foram avaliadas sete áreas responsáveis pela formação de grande parte dos docentes da Educação básica e o objetivo é abranger todas as licenciaturas", explica.

Sobre a avaliação da área de fonoaudiologia, o diretor lembra que faz parte da estratégia do Exame a inclusão, a cada ano, de cursos que colocam no mercado de trabalho os profissionais da área de saúde. "Além disso, houve solicitações por parte das associações e conselhos de fonoaudiologia para que os cursos fossem avaliados".

As inscrições ao Provão de 2003 deverão ter início em novembro. Realizado anualmente desde 1996, o Exame, aplicado aos alunos em condições de concluir o curso, é um dos mecanismos de avaliação do ensino de graduação, juntamente com a Avaliação das Condições de Ensino e Avaliação Institucional, utilizados pelo Ministério da Educação.