Brasília, 1(Agência Brasil - ABr) - A média das projeções do mercado financeiro para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou de 5,50% para 5,53% para este ano e ultrapassou a meta de 5,5% fixada pelo governo para 2002. A meta de inflação é de 3,5% com margem de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. A estimativa do mercado na semana passada era de inflação de 5,50% para este ano.
Para o próximo ano, a expectativa permanece estável em 4%. O dado foi obtido a partir de levantamento semanal feito pelo Banco Central junto a um grupo de 70 instituições financeiras e empresas de consultoria.
Na semana passada, o governo decidiu ampliar o intervalo de tolerância da meta de inflação dos atuais dois pontos percentuais para 2,5 pontos percentuais a partir de 2003. De acordo com o diretor de Política Econômica do Banco Central, Ilan Goldfajn, com a mudança o governo deverá criar mais espaço para a acomodação de eventuais choques a que o país está sujeito.
Além disso, para 2003 o governo também modificou a meta de inflação, que estava fixada em 3,25% e passa agora para 4%.