Presidente do Inmetro destaca confiabilidade do Real

01/07/2002 - 15h28

Rio, 1 (Agência Brasil - ABr) – O presidente do Inmetro, Armando Mariante, declarou hoje à Agência Brasil, no Rio, que o balanço de oito anos do Plano Real é "extremamente positivo tanto para o órgão do Ministério do Desenvolvimento, como para toda a sociedade brasileira".

Concretamente, o Real tornou os orçamentos para investimentos tecnológicos do Inmetro mais estáveis e confiáveis, com a garantia de honrar seus compromissos. Entre os novos desafios do Instituto, Mariante citou a metrologia química e de materiais, na área de metrologia científica, essencial para o atendimento da demanda brasileira voltada para o exterior, visando a integração do país ao resto do mundo; e a área de fiscalização de aparelhos de medição usados comercialmente e de produtos pré-medidos que representam 95% dos itens vendidos em supermercados, dentro da metrologia legal.

Para atender a esses requisitos, o Inmetro está desenvolvendo um programa de informatização dos Institutos Estaduais de Pesos e Medidas para facilitar o trabalho dos fiscais na ponta final de venda, que vai melhorar a segurança e reduzir espaço para irregularidades.