Brasília, 1º (Agência Brasil - ABr/Lusa) - O ministro da Defesa israelita, Benjamin Ben Eliezer disse hoje a que a eliminação, em Nablus, de um chefe do movimento islâmico Hamas, foi um "êxito impressionante". Muhannad Taher era o chefe do braço armado do movimento islâmico radical Hamas, as Brigadas Ezzedine al-Qassam, para o norte da Cisjordânia. As informações são da agência Lusa.
Taher e um de seus adjuntos foram mortos ontem (30) por uma unidade de elite do exército israelense. Taher é acusado por Israel de ser o responsável pela morte de mais de 117 pessoas. Ben Eliezer disse estar "muito orgulhoso" com esta operação, a mais importante efetuada nos últimos dois meses.
Ben Eliezer acrescentou que 11 colônias judaicas instaladas ilegalmente na Cisjordânia foram evacuadas ontem. As colônias, das quais só duas estavam habitadas, foram esvaziadas voluntariamente. O ministro da Defesa acrescentou que o governo pretende fechar 21 das 34 colônias ilegais no território palestino. As outras 10 colônias devem ser esvaziadas nas próximas duas semanas.