Brasília, 1 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições, até o dia 30 de agosto, para as provas de obtenção do certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros. O certificado, que atesta a capacidade de compreensão da língua portuguesa, é exigido para estrangeiros que pretendem fazer cursos de graduação, pós-graduação ou desenvolver atividades profissionais no Brasil.
De acordo com o chefe da divisão de assuntos internacionais e institucionais da Secretaria de Educação Superior, Arsênio Becker, a procura pelo certificado tem crescido além das expectativas do MEC. "A procura é muito grande, pois tanto o número de profissionais que vêm atuar no Brasil quanto o número de estudantes que querem fazer faculdade ou pós-graduação aqui está crescendo cada vez mais", diz ele.
Becker acrescenta que muitos países têm instituições que aplicam a prova antes dos estrangeiros virem ao Brasil. "O exame já é feito em países da América do Sul, América Central e estamos estendendo para a Alemanha, Suíça e Itália. Mas existem instituições em todo o mundo interessadas em aplicar as provas, pois a demanda é grande", afirma Becker.
Existem dois tipos de certificados de proficiência em português: o intermediário, que atesta o domínio funcional parcial da língua, e o certificado avançado, para candidatos que demonstrem compreensão e produção fluentes de estruturas da língua portuguesa.
Para participar das provas, os candidatos devem ter no mínimo 16 anos e comprovar estudo, no seu país de origem, do equivalente ao ensino fundamental no Brasil. As inscrições podem ser feitas nas instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC. A relação está disponível no site www. mec.gov.br/sesu/celpe.
Será cobrada ao candidato uma taxa de R$ 60. O exame será nos dias 22 e 23 de outubro e o resultado será publicado no Diário Oficial da União em até 60 dias após a realização das provas.