Rio,1 (Agência Brasil - ABr) – O ex-ministro e atual presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Marcílio Marques Moreira, disse hoje, no Rio, à Agência Brasil, estar convencido de que a atual turbulência no mercado financeiro é passageira.
Na análise de Marcílio, "há uma coincidência adversa de condições externas muito negativas, de grande aversão ao risco, por parte dos investidores, que está afetando o próprio mercado americano". No trimestre, o dólar americano já caiu 13% em relação ao iene e a bolsa eletrônica Nasdaq teve queda no período de 25%, informou o ex-ministro.
Esse clima adverso e as incertezas internas quanto ao processo eleitoral, além de fatores passageiros como a introdução do novo Sistema de Pagamentos Brasileiro e das novas normas dos fundos, contribuem segundo o presidente da ACRJ para criar o nervosismo no mercado que acaba se auto-alimentando. "Com isso, os mercados reagem exageradamente, atropelando fatos corriqueiros e não registrando acontecimentos positivos", concluiu Marcílio Marques Moreira.