Inmetro lança serviço novo na internet

01/07/2002 - 15h47

Rio, 1 (Agência Brasil - ABr) – Com um orçamento para o ano de R$ 160 milhões, dos quais R$ 120 milhões de receita própria,o Inmetro se prepara para concluir todas as metas propostas até o final do exercício, informou hoje à Agência Brasil, no Rio, o presidente do órgão, Armando Mariante, que pretende passar as rédeas do Instituto ao próximo governo com o sentimento de dever cumprido. "O aumento de 117 servidores de alto nível contribui para isso", disse ele.

Mariante disse que um dos grandes desafios, através de parceria com o Ministério do Desenvolvimento e o Itamaraty, é transformar o Inmetro no ponto focal em acordos de barreiras técnicas, ou não tarifárias, na Organização Mundial do Comércio(OMC). O Inmetro lançou na Internet um serviço de assinatura gratuita de empresas, em especial de pequeno e médio portes, interessadas em sair ao mercado externo, para as quais Mariante considera de vital importância o conhecimento das exigências dos países em termos de qualidade de produtos para acessar novos mercados.

As empresas entram no site www.inmetro.gov.br, preenchem um formulário dizendo quais os países e produtos de seu interesse e passam a receber todas as notificações feitas à OMC com relação à demanda formulada.Este serviço idealizado no Brasil é o terceiro no mundo, depois dos Estados Unidos e Canadá.