Empresários discutem a tecnologia a serviço da exportação

01/07/2002 - 18h22

Rio, 1º (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, abre na quinta-feira, na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o I Encontro Nacional da Inovação Tecnológica para Exportação e Competitividade (Enitec). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), criada em fevereiro passado por 15 entidades empresariais representativas de cerca de 75% do PIB brasileiro.

A Protec é presidida por Luiz Carlos Delben Leite, ex-presidente do BNDES e atual titular da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos-Abimac. Durante dois dias, os empresários discutirão o incentivo à inovação tecnológica em benefício das exportações, e a redução da importação de tecnologia pelo Brasil, que subiu de U$ 200 milhões anuais, há 10 anos, para U$ 3 bilhões/ano atualmente.

O secretário-geral da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Robério Oliveira Silva, falará sobre exportação, Alca, União Européia, Mercosul e inovação. O último painel do encontro, sobre política industrial e inovação tecnológica terá como palestrante o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Benjamin Sicsú.