Brasília, 1 (Agência Brasil - ABr) - Os caminhoneiros serão o próximo segmento organizado da sociedade a ingressar na luta contra a dengue, por meio de parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde. Uma teleconferência sobre formas de prevenção da doença, voltada para 240 médicos e dentistas que prestam assistência aos caminhoneiros, será realizada pela Fundação amanhã (2), a partir das 14h30. O objetivo é preparar os profissionais de saúde para que orientem os caminhoneiros, que assim serão capazes de repassar as informações, conscientizando a população das cidades por onde viajam sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Os médicos e dentistas que participarão da teleconferência irão atuar posteriormente como multiplicadores junto aos demais profissionais de saúde que atendem aos caminhoneiros nos Centros Assistenciais e Profissionais Integrados dos Trabalhadores em Transporte (Capit) e nos Postos de Atendimento dos Trabalhadores em Transporte nas Estradas (Pate), espalhados pelas principais rodovias e cidades do país. Essas unidades são vinculadas à Confederação Nacional dos Transportes (CNT), que congrega 40 mil empresas do setor e cerca de 4,5 milhões de trabalhadores.
A teleconferência irá abordar a situação da doença no país, formas de prevenção da dengue em residências, empresas e estradas, além de como um voluntário pode agir para mobilizar e conscientizar a sociedade. A transmissão será feita pela TV Transporte, vinculada à Confederação Nacional do Transporte (CNT).
O caminhoneiro tem o papel de líder em muitas comunidades por onde passa, principalmente nos locais com população pequena. Além da carga, ele leva informações de uma região a outra. Por isso, serão parceiros fundamentais na mobilização da sociedade contra a dengue.
A Funasa estima que cerca de 25 mil caminhoneiros em todo o país serão capacitados para, já a partir de agosto, atuarem no combate à dengue. Eles receberão da Fundação certificados de voluntários na luta contra a doença, além de 75 mil cartazes, 75 mil folderes, 25 mil camisetas, 25 mil bonés e 25 mil bottons que serão usados no trabalho de conscientização da população.
No próximo dia 25, em Guarulhos, São Paulo, será realizada a Festa do Caminhoneiro e a Funasa participará com um estande. No local será distribuído material sobre as diversas maneiras de evitar a dengue.