Brasília, 1º (Agência Brasil - ABr) - A seleção brasileira de futebol comemora amanhã, em solo brasileiro, a conquista do pentacampeonato. A festa começa em Brasília, onde os jogadores e a comissão técnica desembarcam às 8 horas. As homenagens aos campeões começarão antes mesmo de pisarem no Brasil. Dois aviões caças F-5 e dois Mirage vão "escoltar" o boeing que transporta a seleção de Yokohama, no Japão, até Brasília.
Na capital federal, a equipe segue da Base Aérea em carro aberto percorrendo as principais vias da cidade até o Palácio do Planalto, onde serão recebidos pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. A expectativa é de que milhares de pessoas saiam às ruas para saudar a seleção pentacampeã.
No domingo, logo após a vitória sobre a Alemanha, o presidente Fernando Henrique decretou ponto facultativo nas repartições públicas federais e o governo do Distrito Federal estendeu a decisão para o serviço público da capital. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira.
A festa não será marcada por formalidades de protocolo. Logo após sair em carro aberto da Base Aérea, os campeões serão seguidos por um trio elétrico da cantora Ivete Sangalo, intérprete da música "Festa", que virou uma espécie de hino da Copa 2002.
O trânsito nos eixos Rodoviário e Monumental será interrompido para que a população possa ver de perto os campeões e a taça Fifa, que fica com a seleção brasileira até o próximo mundial, em 2006. Logo ao entrar na Esplanada dos Ministérios, a seleção será saudada com uma queima de fogos.
O presidente Fernando Henrique vai receber os jogadores no alto da rampa do Palácio do Planalto. Além de subir a rampa - protocolo reservado a chefes de Estado e de governo - a seleção vai ao parlatório acenar para a multidão que estará na Praça dos Três Poderes. Tradicionalmente, o parlatório só é utilizado por presidentes eleitos pelo voto direto.
No Palácio do Planalto, 16 dos 22 jogadores e o técnico Luiz Felipe Scolari receberão a medalha da Ordem Nacional do Mérito. O capitão Cafu, o goleiro reserva Dida, o lateral Roberto Carlos, o volante Denílson e os atacantes Rivaldo e Ronaldo já receberam a medalha por atuações nas Copas de 94 e 98.
A festa não terá discurso do presidente ou dos jogadores. A intenção do presidente é deixar o povo brasileiro comemorar e ver de perto os pentacampeões mundiais. "Amanhã é um dia de festa para todos nós. A festa é do povo. Mais uma vez, o mais importante é que o povo possa ver e saudar a equipe pentacampeã do mundo", disse o presidente.
Entre as atrações reservadas para a comemoração, está a apresentação da esquadrilha da fumaça, que escreverá no céu da capital: "É PENTA!". Os jogadores também serão saudados com 21 tiros de canhão. A cantora Ivete Sangalo encerra a festa com um show em frente ao Congresso Nacional. Depois da festa em Brasília, a seleção embarca para o Rio de Janeiro e para São Paulo, para continuar as comemorações pelo pentacampeonato. Raquel Ribeiro e