Rio de Janeiro, 1 (Agência Brasil – Abr) – A Petrobras foi selecionada para compor dois dos quatro novos índices de ações lançados pela Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). Os índices "NYSE International 100 Index" e o "NYSE World Leaders Index" incluem companhias cujas ações estão listadas naquela bolsa e visam, segundo a Petrobras, proporcionar aos investidores uma forma atraente de acompanhar a performance das empresas selecionadas nos principais setores econômicos, no maior e mais transparente mercado mobiliário do mundo.
Segundo a Petrobras, a Bolsa de Nova Iorque acredita que estes novos índices irão reforçar ainda mais a posição de destaque da Petrobras nas bolsas de valores e no mercado de capitais do mundo, podendo inclusive ajudar a expandir a sua base de acionistas nos Estados Unidos da América.
O "NYSE International 100 Index" é calculado através uma metodologia baseada em regras totalmente transparentes. A seleção inicial inclui empresas não americanas, líderes em seus segmentos e cujas ações são negociadas na Bolsa de Nova Iorque. Na seleção são considerados o valor de mercado, os resultados, o fluxo de caixa e a liquidez das ações.
Em termos de liquidez, todas as empresas que compõem o índice "NYSE International 100 Index" apresentaram um volume médio diário mínimo de 100.000 ações nos três meses anteriores.
Já o "NYSE World Leaders Index" é um índice que serve como referência (benchmark) para o acompanhamento de um bloco de ações que representam, como um único ativo, a performance de 200 empresas líderes mundiais em 10 diferentes segmentos, incluindo todas as regiões do mundo.
As empresas que compõem o "NYSE World Leaders Index" possuem um valor de mercado da ordem de US$ 9,7 trilhões, o que representa em torno de 37% do valor de mercado mundial.