Quadro técnico da CTNBio será reforçado

28/02/2002 - 17h07

Brasília, 28 (Agência Brasil - ABr) - O quadro técnico da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio) será reforçado para agilizar o funcionamento de suas importantes funções diante do rápido crescimento da biotecnologia na economia mundial. A informação é do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenebrg, ressaltando que tal reforço foi determinado pelo próprio Presidente da República.

Segundo o ministro, a sociedade brasileira assimilou em tempo recorde a importância da biotecnologia para o desenvolvimento do país em bases sustentáveis e, para que sua utilização seja criteriosa, a biotecnologia necessita de adequado controle técnico-científico exercido pela CTNBio.

Otimista com a posição de vanguarda que vem sendo assumida pelos pesquisadores brasileiros, Ronaldo Sardenberg acredita que brevemente várias pesquisas que estão sendo realizadas no país serão materializadas em novos produtos e darão ensejo à criação de inúmeras empresas. Um efeito de bola-de-neve começa a fazer-se claramente presente, afirmou o ministro.

De acordo com Sardenberg, o Brasil tem excelentes condições de avançar rapidamente no setor de biotecnologia, como comprovam os êxitos alcançados com o sequenciamento da xylella fastidiosa e da chromobacterium violaceum. Ele ressaltou que vários cientistas brasileiros já estão sendo convidados para participar de consórcios internacionais de sequenciamento genético, como nos casos da banana e do arroz.

Para firmar esse posição de vanguarda, o Ministério da Ciência e Tecnologia vem estabelecendo um novo conjunto de instrumentos que vão acelerar o desenvolvimento tecnológico por parte de pequenas e médias empresas. Como exemplo, Sardebenrg citou as incubadoras de empresas, o capital de risco, a proteção da propriedade intelectual e a criação de normas adequadas de biossegurança.