Brasil e EUA iniciam contatos bilaterais sobre telecomunicações

28/02/2002 - 18h29

Brasília, 28 (Agência Brasil - ABr) - Uma delegação de alto nível dos EUA iniciou hoje pela manhã uma série de contatos bilaterais para discutir telecomunicações com autoridades da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As reuniões, que durarão dois dias, serão o primeiro contato bilateral desde a criação da Anatel em 1997 e vão enfocar uma ampla gama de assuntos nessa área, desde serviços de telefonia móvel de "terceira geração" até desafios que afetam as agências reguladoras do Brasil e dos Estados Unidos.

A delegação americana, composta por oito membros, é chefiada pelo embaixador David Gross, coordenador de políticas internacionais de telecomunicações e informação, e por Kevin Martin, conselheiro da Federal Communications Commission (FCC), a equivalente da Anatel nos Estados Unidos.

"Somos gratos por esta oportunidade de trocar idéias com o governo brasileiro sobre um setor que é de vital importância para nossas nações," disse o embaixador Gross. "Os Estados Unidos e o Brasil, como nações continentais, dependem das telecomunicações para se aproximar. Neste mundo globalizado estamos todos trabalhando na melhoraria de nossos sistemas de comunicação para que possamos nos contactar mais facilmente ao redor do mundo. Queremos trocar idéias, ouvir como o Brasil está encarando esses desafios e explorar maneiras de trabalharmos juntos", disse o embaixador.

Os chefes das delegações americana e brasileira darão uma entrevista coletiva amanhã (1), às 13h, na sede da Anatel, em Brasília.