São Paulo, 23 (Agência Brasil - ABr) - O próximo fim de semana será histórico para os amantes de esportes náuticos de São Paulo. Os mais antigos praticantes, então, terão motivos para se emocionar ao ver retomada - após 30 anos - a realização de competições esportivas na Represa Billings, berço de grandes campeões e dos principais clãs da vela paulista. O iatismo de volta à Billings é organizado pelo Instituto de Engenharia, Núcleo Pró Vela, grupo de voluntários ligado ao Movimento de Defesa da Vida do ABC e ao Grupo de Proteção de Mananciais de Eldorado.
A prova será realizada na sede de campo do Instituto de Engenharia de São Paulo (Acampamento dos Engenheiros), em Diadema, nas tardes de sábado e domingo, e marca a vitória dos velejadores e entidades ecológicas contra atos que, devido à enorme poluição gerada, os expulsou da represa. O principal deles era o bombeamento da água do Rio Pinheiros para a represa, proibido pela Constituição paulista de 1989, que estabeleceu o ano de 1992 como o último a ter o bombeamento, após anos de batalhas judiciais.
Hoje, com as águas recuperadas, a intenção é apresentá-las às novas gerações. A moldura continua lá, com suas matas e águas preservadas por lei e o maravilhoso vento disponível. A volta dos esportes à Billings vai resultar ainda num impacto social significativo, representando a reativação de clubes, estaleiros, restaurantes e diversas outras atividades ligadas à represa.
Programa:.
I Taça Case de Vela.
Data: 23 e 24 de fevereiro.
Horário: 13 horas.
Local: Sede de Campo do Instituto de Engenharia de São Paulo (Acampamento dos Engenheiros) - Estrada do Alvarenga, KM 25,5, no bairro de Eldorado, São Bernardo do Campo.
Entrada Franca.