Brasília, 23 (Agência Brasil - ABr) - As ações da Companhia Vale do Rio Doce, grande empresa de mineração, transporte de carga e geração de energia, poderão ser compradas em dinheiro ou com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a exemplo da venda das ações da Petrobras. Até o limite de 50% do fundo poderá ser utilizado para a compra das ações e haverá um prazo de seis meses de carência para quem quiser optar pelo fim do investimento. O prazo para fazer o investimento termina dia 15 de março.
Segundo o presidente do Conselho Federal de Economia, Carlos Roberto de Castro, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, é vantajoso para os consumidores utilizar o FGTS para comprar ações da VALE, porque o rendimento oferecido como retorno é muito maior do que o oferecido pelo próprio fundo de garantia. "Normalmente, as aplicações em ações são feitas por intermédio de bancos, como a Caixa Econômica Federal, que serão agentes administradores do investimento. Investir no mercado de ações é uma aplicação de risco, porque
se houver uma quebra da empresa, uma fatalidade, o consumidor perde todo o dinheiro que foi aplicado. Não há qualquer garantia de devolução do dinheiro", finalizou.
Quem investiu em ações da Petrobras e quer migrar seu investimento para a VALE tem prazo até 1º de março. Já quem quiser manter seu investimento na Petrobras e também aplicar na VALE, poderá investir até 50% de seu FGTS, descontando o valor aplicado na Petrobras. (Raquel Teixeira)