Polícia Civil do Rio lança programa que permite ao cidadão registrar ocorrência de casa

27/02/2010 - 13h19




Flávia Villela

Repórter da Agência Brasil

Rio - A partir desta segunda-feira (1º), sete delegacias do Rio vão inaugurar um serviço inédito que vai possibilitar ao cidadão registrar ocorrência sem precisar sair de casa. Segundo a Polícia Civil, a ideia do programa, chamado de Delegacia de Dedicação ao Cidadão (Dedic), é reduzir o tempo de atendimento, acelerar as investigações e aproximar os policiais da população.

Por meio do novo serviço, a pessoa poderá ligar para a delegacia da circunscrição onde mora, ou fazer o pré-registro pela internet, agendando o atendimento, entre as 8h e as 24h, para receber os agentes na própria casa, ou, se preferir, para comparecer à unidade policial.

O tempo estimado para fazer uma ocorrência por meio do programa, que antes demorava 17 minutos, é de três minutos. Ao fazer o registro domiciliar, a vítima receberá os nomes dos agentes, além do modelo da viatura descaracterizada em que eles estarão. Os policiais trabalharão com um laptop e uma impressora para agilizar o atendimento.

Haverá também uma equipe de investigadores que acompanhará por telefone ou pelo internet o nível de satisfação do cidadão em relação ao atendimento, além de mantê-lo informado sobre o andamento da sua ocorrência.

O único requisito para usar o serviço é que a pessoa more na mesma circunscrição da delegacia responsável e que o crime tenha sido cometido naquela região.

O programa começa a funcionar na próxima semana nas seguintes delegacias: 12ª DP (Copacabana), 14ª DP (Leblon), 15ª DP (Gávea), 16ª DP (Barra da Tijuca), 19ª DP (Tijuca), 35ª DP (Campo Grande) e 77ª DP (Icaraí).