Casos de dengue crescem mais de 100% nas primeiras seis semanas do ano

26/02/2010 - 15h51



Amanda Cieglinski

Repórter da Agência Brasil

Brasília - Nas primeiras seis semanas deste ano, o número de casos de dengue cresceu mais de 100% em relação a 2009. Entre 1° de janeiro e 13 de fevereiro foram registrados 108.640 casos em todo país, contra 51.873 do ano passado. Apesar do aumento, os casos estão concentrados em cinco estados.

De acordo com o Ministério da Saúde, as chuvas e as altas temperaturas contribuem para o aumento de casos, já que facilitam a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Outro fator que ajudou a elevar o número de casos é a recirculação da dengue do tipo 1, que teve mais intensidade no fim da década de 80, segundo o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.

“Quando você tem uma população que nunca foi exposta a determinado tipo de vírus, a chance de epidemia é muito grande. E temos uma parcela da população que não teve contato com esse vírus . São crianças e adultos jovens que nasceram após esse período em que houve maior circulação do tipo 1”, explicou Coelho.

Foram registradas no período 21 mortes, contra 32 em 2009. Mas os números podem aumentar porque alguns óbitos ainda não foram confirmados como casos de dengue.

 

Leia também:

Brasil não tem epidemia de dengue, mas está em situação de "vulnerabilidade"

Cidades com maior número de casos de dengue já tinham sido alertadas

 

Assista também:

SP intensifica campanha contra dengue