Consumidor deve estar atento à qualidade dos alimentos

17/11/2002 - 7h10

Brasília, 17/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - A gerente de fiscalização da Agência de Vigilância Sanitária do Distrito Federal, Maria das Graças Ferreira, disse que é importante o consumidor estar atento aos alimentos que compra, observando a qualidade, a procedência e se o produto não está estragado. Em entrevista aó programa "A vez do consumidor", da Rádio Nacional AM, ela deu orientações sobre os cuidados na hora de comprar alimentos.

Maria das Graças esclareceu que é importante o consumidor conhecer o estabelecimento, observar a higiene do local, verificar se os alimentos estão bem acondicionados, de acordo com o que é definido pelos fabricantes para melhor conservação. A embalagem deve estar lacrada, ter especificadas as datas de fabricação e validade, que não deve estar vencida. Os alimentos, principalmente os industrializados, devem ter ainda registro no Ministério da Saúde e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto deve ter no rótulo explicações sobre como conservá-lo melhor.

A gerente disse também que mesmo em produtos que estejam dentro do prazo de validade, podem aparecer alterações. É importante, por isso, observar produtos como carne, que pode apresentar odor ou coloração estranhos, e enlatados, que não devem estar com a embalagem amassada ou estufada. Isso pode ser causado por gases liberados pelo alimento que prejudicam a saúde do consumidor.

Maria das Graças Ferreira sugeriu que caso sejam notadas irregularidades, o consumidor deve procurar a gerência do estabelecimento e informá-la, para que o produto seja retirado da prateleira. Se a exigência não for atendida, deve-se entrar em contato com a Vigilância Sanitária. O telefone central da Anvisa é: (0xx61) 325-4806, com atendimento das 8h às 18h. Por este número, o consumidor pode obter os telefones de outras regiões.