Educadora conhecerá projeto no Pará

17/11/2002 - 7h22

Brasília, 17/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - A Escola Ativa será uma das experiências em Educação que Elaine Wolfensohn, mulher do presidente do Banco Mundial (Bird), James Wolfensohn, conhecerá amanhã em visita oficial ao Brasil. O interesse em ver as ações do Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola/MEC) no Pará, entre elas a Escola Ativa, partiu de Elaine, que é educadora. O casal vem dos Estados Unidos para visitar projetos apoiados pelo Banco Mundial e manter encontros com interlocutores do governo e da sociedade civil.

Elaine conhecerá a Escola Estadual de Ensino Fundamental Marta da Conceição, na Ilha de Urubuoca, próxima a Belém. A visita será acompanhada pela secretária de Educação do Pará, Maria Isabel Castro Amazonas.

O Pará integra o Fundescola desde o primeiro projeto, e que inclui o atendimento da rede estadual e das redes municipais de 23 municípios nas Zonas de Atendimento Prioritário (ZAP) I e II, com cerca de 530 mil alunos matriculados no ensino fundamental, o que corresponde a 33% de matrículas do estado.

Voltada especialmente para a área rural, a estratégia da Escola Ativa é uma nova maneira de conduzir o ensino-aprendizagem em escolas multisseriadas, em que alunos de diversas séries estudam juntos na mesma sala. É oferecido material didático especial, de caráter modular; os alunos podem concluir até dois anos em um mesmo período letivo, de acordo com seu ritmo próprio; trabalham em grupo e são estimulados a participar da gestão da escola.