one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Trabalho infantil

Imagem:

Compartilhar:

Novo app permite denunciar violações aos direitos das crianças | PComBr | Ano 03 #60

Criado em 05/07/16 16h22 e atualizado em 05/07/16 17h51
Por Rádios EBC Edição:Portal EBC

Um novo aplicativo lançado durante o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) pode ajudar a quem precisa denunciar casos de abusos de qualquer tipo contra crianças e adolescentes, mas não sabe como proceder. O Ponto Com desta segunda (4) conversou com Valdiney Arruda, secretário-executivo do Fórum, sobre essa iniciativa - mais um caso da tecnologia usada a favor dos direitos humanos.

O racismo virtual também esteve na pauta do programa. A apresentadora Amanda Cieglinski falou com Lúcia Xavier, coordenadora da ONG Criola, sobre uma campanha publicitária que deu o que falar ao exibir comentários ofensivos postados na internet em outdoors perto da casa dos agressores.

E também teve um papo com Jeovani Salomão, presidente da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, sobre aplicativos como o Uber e o AirBNB, que estão mudando a forma como os consumidores contratam e pagam por serviços.

Confira tudo isso no podcast.

 

 

6'55"  Valdiney de Arruda, do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, fala sobre o aplicativo que permite denunciar exploração de crianças e adolescentes

O aplicativo pode ser usado para denunciar violações como violência doméstica, trabalho escravo e abandono. O app tem três premissas básicas: dar rapidez à denúncia, fazer com que ela chegue à rede de proteção e também que possa ser monitorada posteriormente. O objetivo agora é aumentar o número de usuários da ferramenta. "Quando maior a utilização, melhor vai ser a resposta e a velocidade da rede de proteção", diz Arruda.

23'04"  Jeovani Salomão, presidente da ASSESPRO Nacional, comenta os novos serviços disponíveis pelo celular

Para Salomão, a tendência de crescimento dos serviços por tecnologias móveis é irreversível. "Não adianta tentar barrar o avanço com artificialidade, porque a força do mundo digital não pode ser parada assim", argumenta. O presidente da ASSESPRO crê que profissões como a de taxista vão ser reduzidas e, com o passar dos anos, talvez extintas. Na opinião de Jeovani, o governo não deve tentar impedir esses avanços por meio de leis restritivas, e sim tentar encontrar saídas para profissionais que estão ficando defasados em relação ao mercado.

35'15" Lúcia Xavier, coordenadora da ONG Criola, fala sobre a campanha 'Espelhos do Racismo'

A ONG lançou recentemente uma campanha de grande repercussão, em que selecionou comentários racistas da internet e exibiu-os em outdoors próximos das casas dos ofensores."No mundo virtual, eles [os agressores] imaginam que exista um acobertamento da sua real identidade, e por isso eles não seriam punidos", opina. "Na verdade, o sentimento é o mesmo", conclui. 

 

Músicas do programa

2'24" Academia da Berlinda - Só de Tu - Nada sem Ela

19'18" Victor Meira - Ciço 

31'15" Chamego Meu - Anavitória  

51'11" Emicida - Passarinhos - Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa

 

Ouça o programa na íntegra:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Ponto Com Ponto Br 04/07/2016

O Ponto Com Ponto Br é um programa produzido em parceria pelo Portal EBC e as Rádios EBC. É exibido todas as segundas-feiras, às 17h, nas rádios Nacional de Brasília, Nacional FM e MEC AM do Rio de Janeiro. Confira as edições anteriores do Ponto com Ponto Br no Portal EBC e no site da Nacional AM Brasília

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário