Compartilhar:
Novo app permite denunciar violações aos direitos das crianças | PComBr | Ano 03 #60
Criado em 05/07/16 16h22
e atualizado em 05/07/16 17h51
Por Rádios EBC
Edição:Portal EBC
Um novo aplicativo lançado durante o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) pode ajudar a quem precisa denunciar casos de abusos de qualquer tipo contra crianças e adolescentes, mas não sabe como proceder. O Ponto Com desta segunda (4) conversou com Valdiney Arruda, secretário-executivo do Fórum, sobre essa iniciativa - mais um caso da tecnologia usada a favor dos direitos humanos.
O racismo virtual também esteve na pauta do programa. A apresentadora Amanda Cieglinski falou com Lúcia Xavier, coordenadora da ONG Criola, sobre uma campanha publicitária que deu o que falar ao exibir comentários ofensivos postados na internet em outdoors perto da casa dos agressores.
E também teve um papo com Jeovani Salomão, presidente da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, sobre aplicativos como o Uber e o AirBNB, que estão mudando a forma como os consumidores contratam e pagam por serviços.
Confira tudo isso no podcast.
6'55" Valdiney de Arruda, do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, fala sobre o aplicativo que permite denunciar exploração de crianças e adolescentes
O aplicativo pode ser usado para denunciar violações como violência doméstica, trabalho escravo e abandono. O app tem três premissas básicas: dar rapidez à denúncia, fazer com que ela chegue à rede de proteção e também que possa ser monitorada posteriormente. O objetivo agora é aumentar o número de usuários da ferramenta. "Quando maior a utilização, melhor vai ser a resposta e a velocidade da rede de proteção", diz Arruda.
23'04" Jeovani Salomão, presidente da ASSESPRO Nacional, comenta os novos serviços disponíveis pelo celular
Para Salomão, a tendência de crescimento dos serviços por tecnologias móveis é irreversível. "Não adianta tentar barrar o avanço com artificialidade, porque a força do mundo digital não pode ser parada assim", argumenta. O presidente da ASSESPRO crê que profissões como a de taxista vão ser reduzidas e, com o passar dos anos, talvez extintas. Na opinião de Jeovani, o governo não deve tentar impedir esses avanços por meio de leis restritivas, e sim tentar encontrar saídas para profissionais que estão ficando defasados em relação ao mercado.
35'15" Lúcia Xavier, coordenadora da ONG Criola, fala sobre a campanha 'Espelhos do Racismo'
A ONG lançou recentemente uma campanha de grande repercussão, em que selecionou comentários racistas da internet e exibiu-os em outdoors próximos das casas dos ofensores."No mundo virtual, eles [os agressores] imaginam que exista um acobertamento da sua real identidade, e por isso eles não seriam punidos", opina. "Na verdade, o sentimento é o mesmo", conclui.
Músicas do programa
2'24" Academia da Berlinda - Só de Tu - Nada sem Ela
19'18" Victor Meira - Ciço
31'15" Chamego Meu - Anavitória
51'11" Emicida - Passarinhos - Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa
Ouça o programa na íntegra:
O Ponto Com Ponto Br é um programa produzido em parceria pelo Portal EBC e as Rádios EBC. É exibido todas as segundas-feiras, às 17h, nas rádios Nacional de Brasília, Nacional FM e MEC AM do Rio de Janeiro. Confira as edições anteriores do Ponto com Ponto Br no Portal EBC e no site da Nacional AM Brasília
Deixe seu comentário