one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Saiba mais sobre o cosplay

Imagem:

Compartilhar:

Cosplays invadem o Ponto Com na semana do orgulho nerd | PComBr | Ano 03 #54

Criado em 23/05/16 18h47 e atualizado em 23/05/16 21h43
Por Rádios EBC Edição:Portal EBC

Quarta-feira (25) é Dia do Orgulho Nerd, e o Ponto Com desta semana foi dedicado a eles. Amanda Cieglinski e Morillo Carvalho conversaram com Gustavo Almeida, Renata Uchôa e Marcella Lima, do portal Way to Hero, voltado à comunidade nerd em Brasília.

O portal foi lançado recentemente, mas seus fundadores já atuam na internet há sete anos, organizando concursos e eventos nerd. A ideia é trazer conteúdo geek de qualidade, com foco principalmente no cosplay - prática de se fantasiar e interpretar personagens de cinema, quadrinhos e até da internet. O portal também está no Youtube, com vídeos e tutoriais para quem quer conhecer mais a prática. Agora, a ideia é expandir a comunidade para outras cidades além de Brasília. 

O programa ainda conversou sobre o mercado de quadrinhos no Brasil com Paulo Telles Yonami, que já ilustrou HQs da Marvel e da DC.

Conheça um pouco do universo geek nas entrevistas do podcast:

 

6'15" Gustavo Almeida, do Way to Hero, fala sobre cultura nerd

Na opinião de Almeida, o estereótipo do nerd dos anos 90, de uma pessoa estudiosa, de óculos, afundada em livros, já . "Agora é cool ser nerd. As produções cinematográficas abraçaram esse universo, o universo dos jogos também...", analisa. "Hoje todo mundo é um pouquinho nerd", completa.

8'17" Renata Uchôa e Marcella Lima explicam o universo cosplay

Renata, 29 anos, é cosplay desde 2007, quando conheceu outros adeptos em um evento em Brasília. "Cosplay é um termo usado para você que gosta de se fantasiar de personagens de desenho, séries, filmes, até memes, onde você faz a roupa - o cos -, e o play, que é a interpretação do personagem", explica. Há diversos concursos e festivais da modalidade no Brasil. "Quero fazer cosplay até quando for bem velhinha", brinca. Marcella, 24, faz cosplay desde 2006 e diz que, desde lá, a prática se popularizou bastante. "A gente não tinha uma gama de coisas que a gente tem hoje", diz. Segundo ela, os tutoriais na internet e a possibilidade de importar apetrechos ajudaram bastante na difusão.

17'50" O ilustrador Paulo Teles Yonami fala sobre carreira e mercado de quadrinhos no Brasil

Yonami é de Manaus e trabalha profissionalmente há 14 anos, já tendo ilustrado HQs da Marvel e da DC, amadas por todos os nerds fãs de quadrinhos. "Até algum tempo atrás, não existia mercado nacional; o cenário independente começou a crescer só agora", opina. 

 

Músicas do programa

2'22" Móveis Coloniais de Acaju - Cheia de Manha - Complete

13'16" Larissa Luz e Elza Soares - Território Conquistado

27'30" Maglore - Espelho de Banheiro

46'36" Russo Passapusso - Anjo - Paraíso da Miragem

 

Ouça o programa na íntegra:

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário