one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nova Torre de TV Digital, em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Multiprogramação: TVs públicas se integram a um único canal digital

Criado em 08/12/15 19h06 e atualizado em 09/12/15 10h44
Por Leyberson Pedrosa*

O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) passa a contar com mais experiências de multiprogramação. No mesmo sinal dTV Brasil, o cidadão também poderá navegar pela NBR, TV Escola e Canal SaúdeO início da multiprogramação é marcado por evento no Espaço Cultural da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que ocorre nesta quarta-feira, 9, às 10h. Acompanhe ao vivo:

Até o momento, a TV Senado e a TV Câmara já transmitem seus conteúdos em multiprogramação na TV digital. A transição do sinal analógico para o digital começou no final de novembro de 2015 em Rio Verde (GO) e se estenderá gradualmente a todo o Brasil até 2018.

Integração das TVs públicas

O projeto é coordenado pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, responsável pela NBR; Ministério da Cultura, que atualmente planeja a criação do Canal da Cultura; Ministério da Educação, responsável pela TV Escola e futuramente pelo Canal da Educação; Ministério da Saúde, Fiocruz, programadora do Canal Saúde; e EBC, responsável pela TV Brasil. Participam do grupo ainda a Anatel, Telebrás e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

De acordo com o assessor da secretaria executiva do Ministério das Comunicações, Octavio Pieranti,a junção busca fortalecer os processos democráticos.“A Constituição prevê a complementariedade dos sistemas privados e público de radiodifusão. Assim, esses canais na TV digital ampliam a divulgação dos atos públicos do governo e ajudam a promover o debate sobre as políticas públicas entre os cidadãos”, afirma.

A iniciativa pretende implementar os canais do executivo até 2019 em mais de 380 municípios e cobrir mais de 120 milhões de pessoas. Inicialmente, a multiprogramação começa no Distrito Federal em dezembro e, em janeiro de 2016, expande para o Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda no primeiro semestre do próximo ano, a multiprogramação deverá funcionar também em Belo Horizonte e Porto Alegre. 

Afinal, o que é multiprogramação?

Basicamente, a tecnologia digital permite que várias faixas de TV sejam transmitidas em um canal que é ocupado por apenas uma TV analógica. Para ficar mais claro, vamos tomar como exemplo a TV digital do Senado no DF. O Senado possui o canal 55 e transmite as atividades do Plenário na faixa 55.01. Ainda no mesmo canal, o cidadão consegue navegar por outras faixas (51.02, 51.03 e 51.04) e visualizar as discussões das comissões. 

Nessa mesma lógica, o Poder Executivo passa a  transmitir os canais NBR, TV Escola e Canal Saúde no mesmo canal que a TV Brasil ocupa (canal 2). Assim, para o caso de Brasília, o usuário encontrará a TV Brasil na faixa 2.1, a TV Escola na faixa 2.2, o Canal saúde na faixa 2.4; e a NBR utilizará a faixa 2.3. No futuro, com a criação da TV do Ministério da Cultura, a mesma utilizará a faixa 2.5. 

Questionado sobre porque juntar em vez de utilizar um canal para cada TV, Pieranti explica que, nesse primeiro momento, a escolha é por otimizar custos.“Vamos utilizar a estrutura vigente de transmissão da TV Brasil nos estados para não aumentar os custos”, explica. 

A partir das regras do SBTVD, os canais públicos são os únicos que podem operar com multiprogramação no Brasil. Quando o sistema estiver maduro, serão 6 canais de multiprogramação: TV Brasil, TV NBR, Canal da Educação, Canal da Saúde, Canal da Cidadania e o Canal da Cultura.

Canais multiprogramação no ar no DF
 

Canal do Senado (51)

51.01: Programação oficial e plenário
51.02: Comissões 
51.03: Comissões
51.04: Comissões

Canal da Câmara (61)

61.01: Programação oficial e plenário
61.02: Comissões

TV Brasil e Poder Executivo (02)

02.01: TV Brasil 
02.02: TV Escola
02.03: NBR
02.04: Canal Saúde

*com informações do Ministério das Comunicações 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário