one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sarney deve convocar esforço concentrado para votar Código Florestal

Imagem:

Compartilhar:

Avião movido a energia solar sobrevoa neste sábado a Floresta Amazônica

Criado em 24/10/15 10h42 e atualizado em 24/10/15 10h49
Por Ariane Póvoa Fonte:Radioagência Nacional

Na manhã deste sábado o Atlantik Solar, veículo aéreo não tripulado, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, vai realizar, no Pará, o primeiro voo fora da Europa.

 

Ouça a reportagem:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Avião movido a energia solar sobrevoa neste sábado a Floresta Amazônica


 
Antes de partir para a floresta amazônica, o equipamento, movido a energia solar, vai sobrevoar a área atingida pelo naufrágio do navio Haidar, ocorrido no último dia 6, no município de Barcarena.
 
O navio carregava cerca de 5 mil bois vivos e derramou quase 740 toneladas de óleo no porto de Vila do Conde.
 
De acordo com a coordenadora do projeto Atlantik Solar no Brasil, Mayra Castro, a ideia é contribuir para o mapeamento do desastre na região.
 
De Barcarena, o equipamento segue para o município de Melgaço, também no Pará, onde fica uma parte da Floresta Nacional de Caxiuanã. O voo deve durar cerca de nove horas. O avião vai percorrer cerca de 330 quilômetros.
 
Segundo Mayra Castro, o projeto no Brasil também vai servir para verificar a autonomia e a resistência da aeronave em condições climáticas diferentes das encontradas na Europa. 
 
A decolagem do Atlantik Solar no Pará estava prevista para o dia 22. Mas o voo precisou ser adiado, devido a ajustes técnicos que os cientistas precisaram fazer no equipamento. Neste sábado, a previsão de decolagem é às 6 da manhã, da praia do Caripi, em Barcarena.
 
De acordo com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará, a parceria com o projeto Atlantik Solar contribui para a difusão de experiências bem-sucedidas no uso de energias renováveis, como meio de promover o desenvolvimento econômico e social do estado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário