one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministério Público do Trabalho lança game para ajudar no combate ao trabalho infantil

Imagem:

Compartilhar:

Descubra o que é o REA | PcomBR | Ano 02 #20

Criado em 24/08/15 18h43 e atualizado em 25/08/15 14h18
Por Portal EBC

Você sabe o que é REA? É uma sigla para Recursos Educacionais Abertos, ou seja, materiais de ensino e aprendizado que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, oferecendo conhecimento para todos. Este é o tema do programa de tecnologia Ponto Com Ponto Br desta segunda-feira (24).
 
Durante o Seminário Internacional REA, realizado na Câmara dos Deputados na semana passada, o programa ouviu a advogada especialista em propriedade intelectual e direito na internet, Carolina Rossini. Ela tem se dedicado à causa REA no Brasil desde 2008, em parceria com diversas instituições do país como Fundação Getúlio Vargas, Creative Commons Brasil, Casa da Cultura Digital, Instituto Educadigital; além de organizações internacionais como Unesco, Wikimedia Foundation e OpenKnowledge Foundation.
 
O programa também ouviu o doutor em Comunicação pela USP e professor da Universidade Federal da Bahia, Nelson Pretto. Ele tem dedicado suas pesquisas e práticas em torno da formação do professor-hacker. E não se engane! O sentido de "hacker" aqui é de alguém que domina muito bem um assunto, bem diferente daquela visão de alguém que vai invadir o seu computador. O programa ainda conversou com a gestora de Comunicação do Projeto REA Brasil, Débora Sebrian, e com o músico baiano Cajat, que está lançando seu primeiro disco, Noite Fria.

7'13" Carolina Rossini fala sobre o início do projeto Rea

"REA são recursos adicionais, de um livro a material multimídia, música, foto, etc, usado para fim educacional, que você licencia abertamente", explica a fundadora do projeto rea.net.br, criado em 2008. "As plataformas precisam ser abertas para que se construa uma web do conhecimento", defende. Segundo Carolina, o licenciamento em creative commons dos materiais também é essencial para que os conteúdos sejam adaptados às diferentes culturas dentro do país.

10'20" Priscila Gonsales, diretora-executiva do Instituto Educadigital, fala sobre as vantagens do uso do REA na educação

"Quando falamos de educação aberta, a gente pensa em situações em que o professor não fica mais sozinho na frente da sala de aula. São situações em que a gente pode mudar essas configurações tradicionais de sala de aula", diz. Segundo Priscila, o governo gasta muito dinheiro em material didático que muitas vezes não pode ser usado nas várias regiões devido a restrições a adaptações. "É isso que o REA traz: a possibilidade de materiais pagos com dinheiro público estarem disponíveis on-line e as pessoas poderem usar conforme necessitem", comenta. 

14'02" Nelson Pretto, professor da UFBA e ativista em cultura livre, o uso de recursos abertos modifica a relação entre professores e alunos nas salas de aula

"Eu tenho defendido a importância de entendermos a escola e os jovens como protagonistas na formação deles próprios, e o REA são uma estratégia para transformar cada jovem e cada professor num produtor de cultura e conhecimento, e não num consumidor de informações", comenta. Para o professor, essa nova dinâmica é fundamental para a formação de uma juventude cidadã, crítica e participativa.

19'35" Débora Sebrian, gestora do REA Brasil, fala sobre a falta de políticas públicas para REA

Segundo Débora, a grande luta do REA Brasil no momento é a criação de políticas públicas para abertura dos recursos educacionais. "Temos um projeto de lei federal 1513/2011 que diz que todo material comprado pelo governo deveria ter licença aberta, com uma licença flexível como a Creative Commons; isso poderia ser uma política em que nosso dinheiro fosse melhor empregado, dando oportunidae para os docentes acessarem e modificarem esses materiais", defende. O Plano Nacional de Educação (PNE), já sancionado, também prevê o uso de recursos abertos e software livre na educação.

Pedro Markun, do Ônibus Hacker, fala sobre o projeto que mistura tecnologia, cultura, política, cidadania e arte

O laboratório itinerante do Ônibus Hacker viajou 15 dias de São Paulo a Brasília, criando protótipos de projetos para ensinar política e cidadania para os jovens. 

41'15" Cajat fala sobre seu primeiro disco, Noite Fria

A proposta do disco do músico baiano, totalmente autoral, é fazer com que cada música tenha conexão com a outra, contando uma história. "Quando comecei a compor, percebi que as músicas estavam falando de temas parecidos", conta. 

 

Músicas do programa 

2´54" Letuce - Love is Magic  - Estilhaça 

15'41" Alvinho Lancellotti - É de Mamãe

31'44" Fernando Temporão - Renata - De Dentro da Gaveta da Alma da Gente

38' Duda Brack - Cadafalso - É

48'11" Cajat - Noite Fria - Noite Fria

54'26" Banda Dona Joana - De Voar - De Voar

 

Ouça o programa na íntegra:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Ponto Com Ponto Br 24 08 2015

Participe do Ponto Com Ponto Br pelo WhatsApp pelo número (61) 9674-1536.

O Ponto Com Ponto Br vai ao ar todas às segundas-feiras, às 17h, na Rádio Nacional de Brasília em rede com a Rádio MEC FM.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário