
Compartilhar:
Laptop "Novena" pode ser alternativa para futuro com tecnologia totalmente "livre"
Criado em 10/07/15 18h24
e atualizado em 10/07/15 19h10
Por Ana Elisa Santana
Edição:Portal EBC
Fonte:Portal EBC
Todos os usuários de software livre precisam conciliar o uso de equipamentos de código aberto com aqueles chamados de “proprietários”, ou seja, que não oferecem a possibilidade de modificações e melhorias. Os desenvolvedores Sean Cross e Bunnie Huang, no entanto, buscaram uma alternativa para isso iniciando o projeto Novena, no qual eles se dedicam à construção de um laptop caseiro composto em totalidade por hardwares cujas especificações estão disponíveis gratuitamente para todos.
Sean Cross apresentou o Novena nesta sexta (10), durante palestra no 16º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl). Além de explicar para os desenvolvedores presentes as especificidades necessárias para a configuração do "laptop livre", ele falou sobre as dificuldades que podem enfrentar, atualmente, aqueles que se aventurarem a construir o seu próprio computador com hardware livre. Uma delas é encontrar fornecedores que não cobrem valores altos pelos materiais necessários, devido à encomenda em baixa escala - na maior parte das vezes por unidade. "Encontrar a CPU correta é difícil e conseguir encontrar um chip também. Muitos fornecedores só vão conversar contigo se você estiver querendo comprar um milhão, 100 mil chips", lamenta Cross.

Campanha
É inegável o valor do projeto pioneiro, mas muito se precisa avançar para que o projeto passe a ser palpável para mais usuários. Da forma como foi realizado, com dois desenvolvedores, o primeiro laptop ficou pronto em 18 meses, segundo Cross. A dupla de desenvolvedores está planejando uma campanha de crowdfunding para financiar uma versão mais acessível do laptop de código aberto. Enquanto isso, quem deseja ter um Novina pode encontrar as especificações e projetos no wiki e usá-los para construí-lo.
Ainda é necessário avançar, também, na capacidade do laptop de hardware e software livre, para então se pensar em uma distribuição em maior escala para o público em geral. A forma em que ele está atualmente não é considerada muito atrativa, segundo Sean Cross: o Novena é equipado com 4 GB de RAM e um processador ARM parecido com o de um telefone celular; oferece o poder médio de um netbook, mas tem o tamanho e o peso de um laptop de baixo custo. "Esse laptop tem, aproximadamente, velocidade de um desktop de 10 anos atrás. Então não tem muitas pessoas que o queiram por enquanto", diz.
*A EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.
Deixe seu comentário