one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jovens no primeiro dia do FISL 2015

Imagem:

Compartilhar:

Drones e arduínos na escola desenvolvem a cognição de crianças e adolescentes

Criado em 09/07/15 10h40 e atualizado em 09/07/15 11h56
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

O grande número de possibilidades que a tecnologia mobile traz para as pessoas tem se tornado um desafio para que professores consigam manter a atenção de seus alunos durante aulas inteiras. Aplicativos, jogos, Whatsapp, Facebook: tudo está disponível à mão de crianças e adolescentes e se tornam ferozes concorrentes dos tradicionais conteúdos que precisam ser passados.

Para não tornar a tecnologia uma vilã, o professor Wellton Costa de Oliveira, doutorando em inteligência artificial para a web na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, acredita que ferramentas como softwares e hardwares devem ser integradas ao trabalho com as crianças e adolescentes. Ele faz parte de um projeto na cidade de Francisco Beltrão, no interior do Paraná, em que arduínos* e drones são usados para ensinar programação básica para crianças e adolescentes entre 8 e 13 anos. “Buscamos atingir as crianças e adolescentes para levar a tecnologia de uma maneira que eles nunca viram, porque eles são só usuários. Levamos como criar jogos, como criar apps de celular e como fazer esse tipo de tecnologia funcionar”, explica.

A educação é destaque na programação do 16º Fórum Internacional de Software Livre, realizado desde quarta (8/7) em Porto Alegre. Segundo o coordenador da associação Software Livre.org, Ricardo Fritsch, a educação faz parte do desejo que todos têm de formar cidadãos melhores. "Todos nós queremos um mundo melhor, e se queremos um mundo melhor queremos softwares melhores, hardwares melhores, queremos rede melhor e tudo isso pode ser feito com base no conhecimento. (...) Se os cidadãos puderem experimentar, desenvolver e criar tecnologia desde pequenos, podem começar a fazer isso na escola", avalia Fritsch.

 

Para atrair os jovens, Wellton Costa de Oliveira defende que a ideia de “aula” seja desconstruída. “A educação vem antes da tecnologia; ela tem que vir para quebrar estereótipos de que a aula é chata. A educação é muito mais do que aula; e esse tipo de coisa é um método bacana, os alunos assimilam muito”, defende. 

Segundo ele, ainda predomina nas instituições o paradigma de que o professor deve ensinar e o aluno deve receber a informação. No entanto, este cenário se vê modificado a partir do momento em que alunos passam a saber mais sobre tecnologia do que os professores. No projeto, é possível ensinar os alunos a levantar um drone usando os softwares livres disponíveis; atividade que chama muito a atenção das crianças. Neste contexto, a programação entra como uma oportunidade de promover a troca de saberes. “Esse tipo de conteúdo o aluno geralmente não sabe, então o professor deve incentivá-lo aprender, mas não precisa falar que é algo que ele precisa, que vai ser melhor para o futuro, que é uma obrigação”, explica. 

Drone operado por software livre
Creative Commons - CC BY 3.0 - Drone operado por software livre. Foto: Ana Elisa Santana/Portal EBC

No projeto desenvolvido em Francisco Beltrão, o objetivo está além de formar futuros programadores. “O foco na verdade é conseguir passar uma lógica, desenvolver a parte cerebral responsável pela lógica, que ele pode usar na programação, na vida, ao fazer escolhas, pode usar para qualquer coisa”, acredita Welton.

*O Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre que pode ser utilizada para criar ferramentas de diversos tipos, todas elas com baixo custo e de fácil utilização por qualquer pessoa interessada.

 

Colaborou Davi de Castro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário