one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


ada lovelace

Imagem:

Compartilhar:

Conheça a história da Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo

Criado em 02/03/15 15h55 e atualizado em 02/03/15 16h02
Edição:Portal EBC

A participação de mulheres na área de tecnologia ainda é tímida no mundo. Entre os motivos apontados por pesquisas na área, está o preconceito daqueles que já estão na área e das próprias mulheres. Mas um dado que pode ajudar a quebrar os estereótipos é que um dos primeiros programadores da história foi, na verdade, uma programadora.

Em 1842, Ada Lovelace se tornou a primeira programadora da história ao acrescentar algoritimos para funcionamento de uma máquina mecânica. Filha do poeta Lord Byron, a condessa de Lovelace era matemática e contribuiu com a tradução de um artigo científico, acrescentando mais dados ao mesmo. A programadora nasceu em 10 de dezembro de 1815,.

Em homenagem à primeira programadora da história, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos chegou a batizar uma linguagem de programação de alto nível com o título de ADA, em meados da década de 70. Essa linguagem pode ser utilizada para softwares de aviação, por exemplo.

Incentivada pela mãe, Ada estudou matemática e lógica. Ela colaborou profissionalmente com Charles Babbage no projeto Máquina Analítica, o primeiro computador mecânico.

A Ada criava algoritmos para serem processadas pela máquina, o que muitos consideram ser o primeiro software, ou o primeiro programa de computador. Ela escreveu várias notas sobre a máquina análitica e refletia sobre como o indivíduo e a sociedade se relacionariam com a tecnologia de forma colaborativa

Se hoje vivemos cercados de tecnologia por todos os lados, devemos um pouco a ela. Ada morreu muito jovem, aos 36 anos, mas estará para sempre na nossa galeria de mulheres inspiradoras.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário