one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cometa passa raspando por Marte. Na imagem:  Ilustração mostra sondas marcianas da NASA que se alinham atrás do planeta vermelho para protegê-los de poeira do cometa.

Imagem:

Compartilhar:

Cometa passou raspando por Marte no domingo

Criado em 21/10/14 11h48 e atualizado em 08/04/15 17h19
Por Líria Jade* Fonte:Portal EBC

Cometa passa raspando por Marte
Cometa passa raspando por Marte. Na imagem: Ilustração mostra sondas marcianas da NASA que se alinham atrás do planeta vermelho para protegê-los de poeira do cometa. (NASA/JPL-Caltech)

O Siding Spring, um cometa do tamanho de uma pequena montanha, passou raspando por Marte neste domingo (19). Esse encontro acontece uma vez a cada milhão de anos. 

Leia mais notícias: Cometa Siding Spring deve "raspar" em Marte neste domingo,19

Segundo o pesquisador Mark Lemmon da Texas A&M University, é muita sorte que o cometa passe tão perto de Marte e permita o estudo com os instrumentos usados para estudar o planeta. 

De acordo com a agência espacial norte-americana, a Nasa, o cometa chegou ao ponto mais próximo de marte às 18h27 deste domingo, passando pelo Planeta Vermelho a uma velocidade de 203.000 km/h. Ele ficou a uma distância de 139.500 km de Marte, menos da metade da distância entre a Terra e a Lua. 

Segundo cientistas, a passagem do cometa ofereceu uma oportunidade única de estudo do seu impacto sobre a atmosfera marciana.

 

*Com informações da NASA

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário