one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Logotipo da Wikipedia, encicloplédia livre

Imagem:

Compartilhar:

Entenda como funciona a edição de verbetes na Wikipédia

Criado em 19/08/14 15h21 e atualizado em 19/08/14 15h54
Por Leyberson Pedrosa* Fonte:Portal EBC

Wikipedia
Verbete Wikipédia na própria Wikipédia (Reprodução)

No ar desde 2001, a Wikipédia se tornou uma das principais referências de definições de verbetes da internet. Considerada como uma enciclopédia virtual, a ferramenta reúne milhares de definições em diferentes idiomas e assuntos.  Recentemente, a versão brasileira da ferramenta foi alvo de polêmica quando dois jornalistas brasileiros tiveram seus perfis alterados a partir do Palácio do Planalto.

Para explicar como funciona a alimentação do sistema, o programa Ponto Com Ponto Br conversou com Célio Costa Filho, editor da Wikipédia há 10 anos. Ele explicou que a edição da ferramenta é colaborativa e aberta a todos os usuários da web por meio da plataforma Wiki. “As pessoas estão acostumadas a usá-la como fonte de consulta, mas esquecem que podem contribuir com conteúdos”, considerou.

Alimentação de verbetes

Há uma regra básica a ser seguida antes de inserir conteúdos à ferramenta: a Wikipedia não pode ser vista como fonte primária e informação e todos os conteúdos devem estar relacionadas a uma outra fonte, seja um livro, um artigo, publicações de jornal etc. Caso o verbete possua alguma incorreção, Costa Filho explica que basta ao usuário removê-la e acrescentar o novo dado associado a uma fonte confiável.

Contudo, se o verbete virar um assunto controverso, os administradores da Wikipédia podem bloquear o tema na versão anterior à polêmica. Assim, no próprio espaço do texto, há um fórum onde os editores podem debater o tema e chegar a uma conclusão.

Leia outras notícias de Tecnologia aqui.

Administradores

O bloqueio de verbetes e usuários é restrita a um grupo de editores chamados de administradores. Eles são editores que cumpriram o mínimo de 6 meses de registro na página, já editaram mais de 2 mil conteúdos. Quem cumprir esses requisitos pode solicitar pedido de administração à Wikimedia Foundation, criadora do Wikimedia.

Como editar

Célio Costa Filho indica que o campo de edição está em uma aba superior ao texto. Há duas opções disponíveis: editar e editar código fonte. A pessoa não precisa estar registrada no serviço, mas o seu número IP ficará obrigatoriamente identificado à alteração ao serviço. Não é preciso dominar muitos assuntos para começar a ser um colaborador da ferramenta. .“Uma das maneiras mais fáceis é começar a editar um texto é corrigir erros de português”, comentou.  

Histórico de modificações

Para evitar disseminação de conteúdos falsos, a Wikipédia mantém um histórico das alterações. Assim, é possível visualizar também as mudanças incorretas, fazer alterações ou alertar aos administradores que o tema se tornou controverso.

Onde estão as fontes

No rodapé de cada verbete, é possível localizar as fontes que justificam a informação colocada. Mas mesmo assim, Costa Filho ressalta que ainda há um muito preconceito em relação à enciclopédia virtual. “Muitos professores dizem para os alunos desconsiderarem a Wikipédia e consultar livros. Isso dá a impressão de que tudo que está nos livros está certo e não na Wikipedia”. Segundo o editor, o ideal é que professores possam ensinar os alunos a identificar fontes confiáveis e não confiáveis independente da origem.

*com informações do Ponto Com Ponto Br.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário