one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Homens participam de gravação de filme

Imagem:

Compartilhar:

Setor público precisa se adaptar a novas formas de produção audiovisual, defendem palestrantes

Criado em 01/02/14 19h38 e atualizado em 04/02/14 10h53
Por Luanda Lima Fonte:Portal EBC

Participantes do debate sobre audiovisual na Campus Party
Renato Nery, Rodrigo Marcondes, Ricardo Soares e Mario Borgneth discutem o audiovisual brasileiro durante a Campus Party (Luanda Lima/Portal EBC)

A Empresa Brasil de Communicação (EBC) levou à programação oficial da Campus Party Brasil neste neste sábado (1º) um debate sobre a produção e distribuição do audiovisual no Brasil. O diretor de Programação e Conteúdo da empresa, Ricardo Soares, lembrou o papel que a TV Brasil desempenha no incentivo ao setor:  “A TV Brasil é o canal aberto que mais exibe conteúdo audiovisual brasileiro”, afirmou ao apontar números da emissora. Em 2013, foram exibidas 1.294 horas de conteúdo nacional independente, o que representa 18,6% do total da grade de programação.

Em busca de reunir a perspectiva do poder público e sua atuação para fomento do setor, foram convidados para o painel o Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Mario Borgneth, e representante da recém criada empresa de fomento à produção audiovisual da cidade de São Paulo - a SP Cine -, Renato Nery. A realidade do mercado e as expectativas de profissionais da área foram trazidas à conversa pelo integrante do coletivo Garapa, Rodrigo Marcondes.

“Nunca tivemos tantos recursos para investimento e tanto espaço no mercado interno, seja na televisão, seja na mídia digital”, afirmou Borgneth. O Secretário do Audiovisual garantiu que o Ministério da Cultura está atento às novas linguagens e plataformas, sinalizando o lançamento de editais para a produção de games e webséries: “A necessária atuação que temos de ter com as mídias tradicionais, como cinema e televisão, não pode contaminar a abertura desses novos canais para o contato conosco”, apontou.

Ricardo Nery apresentou a SP Cine como mais um espaço para o fomento a produção, distribuição e exibição de obras audiovisuais da capital paulista e previu o início de suas atividades (em fase pré-operacional) para março deste ano. Entre as inovações a serem trazidas pela SP Cine, Nery citou a criação de um aplicativo que permitirá a produtores pedir autorização para usar espaços da cidade como locação. A ferramenta quer agilizar o processo, reduzindo o tempo de espera de cerca de um mês para cinco dias.

O uso de ferramentas multiplataforma – quando se emprega, em conjunto, internet, livros e filmes, por exemplo – já é realidade para o coletivo Garapa, mas Rodrigo Marcondes, que produz narrativas visuais que integram diversos formatos e linguagens, relatou dificuldades para atuar nesse mercado: “É difícil produzir no Brasil. É preciso manter custos muitos baixos, equipes enxutas e bater em muitas portas para se obter recursos para viabilizar obras", pontuou.

Confira mais notícias sobre a Campus Party 2014

Ricardo Soares também falou ao Portal EBC sobre como a EBC pode estimular o audiovisual brasileiro e as estreias da TV Brasil previstas para 2014, como um game show sobre direitos humanos. 

Confira o papo com Ricardo Soares, Diretor de Conteúdo e Programação da EBC

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário