one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O personagem da Dilma Bolada foi criado originalmente no Twitter, e se expandiu para as outras redes

Imagem:

Compartilhar:

Personagem popular da web, Dilma Bolada pode virar livro

Criado em 02/02/14 11h10 e atualizado em 05/02/14 16h10
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Dilma Bolada - Twitter
O personagem da Dilma Bolada foi criado originalmente no Twitter, e se expandiu para as outras redes (Imagem: Reprodução/Web)

Com mais de um milhão de seguidores no Facebook, 176 mil no Twitter e 200 mil no Google+, a Dilma Bolada, personagem fictício baseado na presidenta Dilma Rousseff, se tornou um fenômeno na web que já foi notícia em mais de 150 veículos de comunicação e venceu, por duas vezes, o Shorty Awards, um dos maiores prêmios para mídias sociais do mundo: em 2012, como "Melhor perfil fake (falso)", e em 2013, na categoria "Melhor Uso das Redes Socias".

A ideia pode ser transformada em livro, segundo o criador Jeferson Monteiro, 23 anos, afirmou ao Portal EBC durante a Campus Party, em São Paulo. A obra abordaria os quatro anos de governo da presidenta sob a ótica do personagem, característico pelos conteúdos e línguagens carregados de humor. O criador da Dilma Bolada fez uma palestra no evento de tecnologia neste sábado (02/02), para falar sobre a criação do personagem e do seu trabalho nas redes sociais.

Leia mais notícias da Campus Party

Jeferson Monteiro - Dilma Bolada
Jeferson Monteiro fez palestra sobre a Dilma Bolada na Campus Party 2014 (Foto: Ana Elisa Santana/Portal EBC)

Estudante de publicidade, ele atualmente se dedica integralmente à Dilma Bolada, que mistura a realidade com a ficção. "Como ela é moldada em uma pessoa que realmente existe, que está presente na realidade das pessoas, acaba tendo uma identificação muito forte", acredita. "Apesar da Dilma Bolada não ser a Dilma, ela se tornou uma figura pública, mesmo que fictícia. É uma linha tênue entre o real e o imaginário que eu preciso sustentar", comenta.

As postagens, com linguagem própria da personagem, criaram, no decorrer do tempo, características como as hashtags "Diva do Povo", "Rainha das Nações" e "Soberana nas Américas". "Elas funcionam como sintetizadoras das ideias", explica Jeferson. Confira no vídeo abaixo:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -



Jeferson trabalha com duas frentes: uma de variedades, em que a personagem interage com celebridades e líderes de governo em conversas fictícias, comenta programas de TV, e outra - segundo ele, menos frequente - em que as postagens são baseadas na agenda oficial da presidenta. Ele defende que o conteúdo é o motivo do sucesso dos perfis da Dilma Bolada na web. "Não me preocupo com métrica. (...) Com o conteúdo de qualidade, relevante, você vai ter pessoas relevantes na sua página, engajadas, que buscam sua página".

Mesmo vivendo, atualmente, com dedicação exclusiva à Dilma Bolada, o jovem de 23 anos diz não pensar com o futuro do personagem e afirma que continuará alimentando os perfis enquanto considerar que há potencial. "Não tenho uma preocupação hoje com a reeleição ou não da presidenta. O que eu faço hoje é muito mais voltada para a variedade do que uma bandeira política", argumenta. Confira no vídeo abaixo:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Dilma Rousseff e Jeferson Monteiro, criador do Dilma Bolada
Dilma Rousseff e Jeferson Monteiro, criador do Dilma Bolada, se encontraram pessoalmente em 2013 (Roberto Stuckert Filho/PR)

A notoriedade dos perfis da personagem resultou em um encontro, em 2013, de Jeferson com a presidenta Dilma Roussef. O momento marcou a volta de Dilma ao Twitter, onde ela não fazia publicações desde as eleições de 2010. A partir de então, Jeferson se adaptou à presença da Dilma "real" na web. "A Dilma Bolada trata como perfil pessoal e perfil profissional", explica o criador do personagem, que considera positiva a volta da presidenta à rede social. "É bacana a retomada dela pra rede, porque é um espaço onde todo mundo tem que ficar inteirado", diz.

Confira a íntegra da entrevista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário