one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Laboratório de Química da Universidade de São Paulo (USP)

Imagem:

Compartilhar:

Bio-Manguinhos faz seminário para divulgar pesquisas científicas e tecnológicas

Criado em 12/08/13 19h11 e atualizado em 12/08/13 19h34
Por Akemi Nitahara Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – As pesquisas mais recentes desenvolvidas por especialistas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), serão apresentadas até quarta-feira (14) no Seminário Anual Científico e Tecnológico, que começou hoje (12).

O presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos, Akira Homma, explica que, entre os temas estão as tendências tecnológicas na produção de vacinas, de diagnósticos laboratoriais e também as parcerias público-privadas no setor.

“Os temas que estamos falando tem a ver com os temas que o Bio-Manguinhos trabalha: imunobiológicos em geral, vacinas, reativo a diagnóstico, biofármacos, mas no seu contexto, ou seja, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, produção, controle de qualidade, garantia de qualidade, gestão, estudo clínico, fármaco vigilância, ou seja, todo o conjunto que tem que haver com o produto está sendo abordado nessas seções”.

A instituição organiza seminários internacionais a cada cinco anos, mas decidiu investir no evento anual pela grande produção de conhecimento e tecnologia desenvolvida por Bio-Manguinhos.

“É importante para uma instituição como a Bio-Manguinhos, que está crescendo muito. Nos últimos cinco anos nós incorporamos 300 funcionários novos e eles precisam ter conhecimento do que está acontecendo, além de outros demais funcionários saberem o que o Bio-Manguinhos está fazendo, porque ficou tão grande que a gente precisa de um espaço aonde eles possam vir, interagir com os outros e buscar um sinergismo institucional para a gente fortalecer”.

Ainda este ano, será inaugurado o Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para diagnóstico, no próprio campus da Fiocruz, em Manguinhos, na zona norte do Rio. O projeto de expansão de Bio-Manguinhos também inclui a construção do Centro de Processamento Final em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, e o Polo Industrial e Tecnológico de Saúde, na cidade de Eusébio, no Ceará.

Atualmente, a instituição produz dez vacinas diferentes e fornece metade das doses oferecidas pelo calendário básico nacional. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI), Carla Domingues, diz que o seminário é fundamental para discutir e desenvolver novas tecnologias que possam ser adaptadas e utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também:

Representantes da Unasul condenam interceptação de comunicações

Pesquisa do Fecomercio SP mostra aumento do número de vítimas de crimes digitais

Oi repassa dados sigilosos para provedores

“Eu acho que a gente tem cada vez mais que pensar em incluir tanto medicamentos como fármacos e reativos que atendam às necessidades cada vez mais do Sistema Único de Saúde e que a gente possa discutir a melhoria dessa produção, com o desenvolvimento de tecnologias e avanços que vão ser fundamentais no processo produtivo como um todo”.

Carla lembra que o PNI é reconhecido internacionalmente como um dos programas mais completos de saúde pública, com um elenco grande de imunobiológicos e um calendário que engloba toda a família. De acordo com Carla, um dos motivos do sucesso é a grande capacidade do Brasil produzir suas próprias vacinas.

“Seja produzida pelos próprios laboratórios ou nessa parceria público-privada, aonde há transferência de tecnologia para os laboratórios públicos. Hoje 96% dessa produção é feita no país, o que garante a sustentabilidade do programa e a possibilidade de continuar ampliando para aqueles grupos alvos definidos e para outros grupos que vão ser incluídos num futuro próximo”.

Carla adianta que em setembro será incluída no PNI a vacina contra varicela no calendário infantil, contra hepatite A em janeiro e também a vacina difteria, tétano e pertussis (DTpa) para gestantes.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário