one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Espionagem global

Imagem:

Compartilhar:

Conheça cinco ferramentas que aumentam a privacidade de conversas na web

Criado em 12/07/13 19h12 e atualizado em 12/07/13 19h54
Por Leyberson Pedrosa, Nathalia Mendes, Renata Martins Fonte:Portal EBC

Mapa Mundi e participante do Fisl
O Portal EBC selecionou dicas de ferramentas que podem ajudar os usuários a se protegerem no espaço virtual (Leyberson Pedrosa / EBC)

A  vigilância eletrônica na web por parte dos Estados Unidos preocupa governos, empresas e usuários da internet. Denúncias de espionagem na rede, como as feitas pelo fundador do Wikileaks, Julian Assange e pelo consultor de informática Edward Snowden, reacendem os debates sobre a privacidade no ciberespaço.

A partir de dicas de ativistas, o Portal EBC selecionou ferramentas que podem ajudar os usuários a se protegerem no espaço virtual. São cinco mecanismos baseados em compartilhamento e criptografia para o intercâmbio na web.

HTTPS Everywhere - há dois protocolos de acesso à web, o HyperText Transfer Protocol Secure (HTTPS) e o Hypertext Transfer Protocol (HTTP). O HTTPS é a versão segura do HTTP. Isso significa que a conexão será criptografada e as informações do usuário não poderá ser visualizada por terceiros. É uma adição ao navegador de fácil instalação, disponível no Google Crome e no Firefox.

Pidgin -  é um chat online sem registros. As conversas na rede normalmente deixam um rastro que pode ser visualizado por empresas e governos. Para proteger as mensagens o chat codifica as informações, assim o servidor não rouba seus dados. O espião pode até identificar como quem você está falando, mas não consegue saber o conteúdo da conversa. Acesse pelo site  http://www.pidgin.im/

TOR – O The Onion Router (TOR) é um software de comunicação anônima na Internet. Foi desenvolvido pelos Estados Unidos para proteger as comunicações do governo norte-americano. Esse software é capaz de mascarar os endereços de IP e evitar intermediários e tem uma camada adicional de anonimidade.

TOSBack – essa ferramenta rastreia e monitora os termos de serviço dos sites. Assim, o usuário é informado sobre mudanças da política de privacidade dessas páginas, que mudam sem aviso prévio.  NO TOSBack o usuário pode consultar o termo atual e as versões anteriores de sites como Facebook e Twitter.

Retroshare (para pcs) – é uma plataforma privada e segura para compartilhar arquivos entre amigos. Também permite o envio de mensagens, chats, criação de fóruns etc. A partir de autentição utilizando o aplicativo OpenSLL, a ferramenta criptografa toda a comunição. Tem diferentes versões tanto para Linux quanto para Windows. Acesse o site do projeto (em inglês).

Leia também:

"O Facebook supera a rede de vigilância dos EUA", alerta ciberativista

Mercosul deve adotar "medidas cabíveis" contra espionagem, defende Dilma

Ouça mais dicas de como navegar na internet com segurança

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário