one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


MAQ foi o criador do site Bengala Legal

Imagem:

Compartilhar:

Morre Marco Antônio de Queiroz, criador do site Bengala Legal

Criado em 02/07/13 17h59 e atualizado em 02/07/13 18h22
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

MAQ foi o criador do site Bengala Legal
MAQ foi o criador do site Bengala Legal (Bengala Legal/Divulgação)

Morreu na manhã desta terça-feira (2)  Marco Antônio de Queiroz, um dos maiores nomes da acessibilidade web no Brasil. MAQ, como era conhecido, tinha 56 anos e morava no Rio de Janeiro. Criador do site Bengala Legal, MAQ se destacou com o trabalho dedicado à acessibilidade para cegos e deficientes visuais na rede.

O Bengala Legal foi criado em 2000 e logo tornou-se referência no segmento no país. MAQ, que trabalhou no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) começou a ministrar cursos para pessoas cegas e com deficiência visual. O site roda em diversos tamanhos de tela e também é compatível com programas voltados para cegos (que convertem o conteúdo da página em áudio).

O trabalho de MAQ rendeu o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@web do ano de 2012 (primeira edição). No ano passado, Queiroz participou de um bate-papo do Portal EBC a respeito do assunto. Confira a entrevista logo abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Por meio de redes sociais, nomes ligados à acessibilidade no Brasil lamentaram a morte de MAQ

Integrantes do W3C Brasil relembraram a trajetória e destacou a importância de MAQ: “o time do W3C Brasil gostaria de lembrar o quão importante MAQ foi para a acessibilidade na web expressa seus profundos sentimentos e pêsames pela perda do grande mestre da acessibilidade. Seu legado faz parte da missão do W3C: Lutar por uma web para todos”, publicaram por meio do site da organização.

A deputada federal Mara Gabrilli, que é cadeirante, também se manifestou a respeito do falecimento. “Dedico meu carinho e de toda a minha equipe aos seus familiares e, como nós, admiradores de seu trabalho e visão de vida. A inclusão perdeu um grande parceiro, mas ainda conta com seu grandioso legado”, publicou a parlamentar no Facebook.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário