one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


www2013

Imagem:

Compartilhar:

Www2013 uniu a ciência da internet a aplicações na vida real

Criado em 17/05/13 18h23 e atualizado em 17/05/13 18h36
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

www2013
www2013 (NIC.br)

Rio de Janeiro - A conferência www2013 se encerra nesta sexta (17) no Rio de Janeiro como a edição do evento que mais recebeu a participação de pesquisadores brasileiros. O resultado pode ser um estímulo para que mais representantes do país entrem no cenário de estudos sobre a internet, acredita Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil e integrante da comissão organizadora da edição brasileira.

De acordo com Diniz, parte do que o Brasil tem produzido em pesquisa na web acontece dentro das empresas, e este foi um ponto forte do evento. "Conseguimos trazer pessoas que estão fazendo empreendedorismo na web. Isso deu uma dimensão importante de que é preciso fazer a ligação da pesquisa com o mundo real, dos negócios", acredita.

Leia também:

Você sabe o que é um viral da internet?

Internet se tornará cada vez mais colaborativa no futuro, diz Tim Berners-Lee

Entenda o Marco Civil da Internet

 

Mesmo estando distante dos centros onde se concentram os estudos científicos sobre a web, como Estados Unidos, Ásia e Europa, o evento no Brasil atraiu muitos estrangeiros - cerca de 75% do total de participantes. A atuação brasileira neste tipo de conferência deve aumentar nos próximos anos, mas é necessária uma preparação de pelo menos cinco anos para desenvolver plenamente o setor, defende Diniz. Segundo ele, a W3C está fomentando a pesquisa no país por meio de programa de bolsas para universidades, e o projeto StartUp Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também deve colaborar para melhorar este cenário num futuro próximo.

O evento no Brasil - primeira edição realizada na América Latina - debateu aspectos técnicos e científicos da internet, passando pela neurociência e  regulação da web, com o debate sobre Marco Civil da Internet brasileiro, que reuniu o criador da web, Tom Berners-Lee, e o deputado federal relator do projeto de Lei, Alessandro Mollon (PT-RJ). "Não dá para separar a questão social da questão técnica. As coisas se misturam e  foi muito bom a gente conseguir fazer esta abordagem. Isso fez a conferência ser um pouco diferente das outras", diz Vagner Diniz.

A www2013 contou também com palestras do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que falou sobre como o cérebro pode ser conectado a máquinas por meio de eletrodos para executar tarefas em ambientes materiais e virtuais; o criador da plataforma educacional Duolingo, Luis von Ahn, que explicou como qualquer internauta pode aprender outros idiomas ao mesmo tempo em que traduz conteúdos da web; e Jon Kleinberg, que apresentou sua pesquisa sobre distribuição de conteúdo e o comportamento de internautas na rede.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário