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Você sabe o que é um viral da internet?
Criado em 17/05/13 15h42
e atualizado em 17/05/13 16h00
Por Ana Elisa Santana
Fonte:Portal EBC
Rio de Janeiro - Um dia você acessa a internet e todo mundo está falando uma frase nova. No outro, o clipe de um artista do outro lado do mundo conquista milhares de visualizações na web e, claro, todos os seus amigos estão comentando. Alguns dias depois, uma sequência de fotos é usada para expressar diversos pensamentos e sentimentos que fogem do contexto inicial daquela imagem, mas se encaixam em novas abordagens.
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Todos estes fenômenos - que você já deve ter presenciado na internet, em especial nas redes sociais - são os 'memes': conteúdos que têm sucesso instantâneo e se espalham rapidamente, provocando o chamado efeito viral. Este fenômeno já é uma rotina na vida dos internautas e demonstra uma forma de comportamento, uma nova cultura. Mas o que define que um conteúdo terá sucesso na web? O pesquisador Jon Kleinberg, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, desenvolve estudos para entender este processo.
A influência ou modificação dos costumes de comunidades não acontece apenas agora, com a internet. A pesquisa de Kleinberg analisou, além do comportamento de usuários da web durante a campanha para as eleições norte-americanas de 2008, o sucesso que algumas frases de filmes ficaram famosas em detrimento de outras naqueles mesmos filmes. Para o pesquisador, boa parte do sucesso de frases como “I’ll be back” (“eu voltarei”), que o ator Arnold Schwarzenegger disse em O Exterminador do Futuro, se dá por conta da identificação das pessoas.
Além da identificação pessoal, há a influência do meio em que as pessoas estão inseridas. O mesmo acontece na web. Segundo Kleinberg, a probabilidade de aceitação do que está na internet é diretamente relacionada à aderência dos amigos a certo conteúdo. “No Facebook, se um amigo seu gosta (curte) de uma página, a probabilidade de você gostar é 20% maior do que se ele não gostasse”, afirma o norte-americano.
Há também outras características que impulsionam o “efeito viral”: quando publicações têm textos maiores, é menor a possibilidade de que o conteúdo se espalhe. Isso porque, para Jon Kleinberg, a internet é um ecossistema de conteúdo, em que todos estão competindo por atenção. E para ter destaque neste meio é preciso ser ágil e direto. “As atividades da web são impulsionadas por circuitos de feedback (respostas). É preciso pensar na estrutura da internet, mas também no comportamento do usuário para, assim, saber como o comportamento vai influenciar essa estrutura”, diz.
Kleinberg apresentou sua pesquisa em uma palestra na tarde desta sexta (15), na cerimônia de encerramento da conferência www2013, no Rio de Janeiro. Desde a última segunda-feira, mais de 1,2 mil pessoas estão reunidas no evento para debater o a internet.
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