one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os supermercados venderam em setembro 4,91% mais, em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

Imagem: Marcelo Camargo/ABr

Compartilhar:

Aplicativo "Na Real" mostra o quanto você gasta de imposto nos produtos

Criado em 22/03/13 20h30 e atualizado em 22/03/13 20h38
Por Portal EBC

Imagem - Consumidores do Rio poderão trocar produtos vencidos nos supermercados
Aplicativo para smartphones e tablets foi feito pelo Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (OS2Warp/Creative Commons)

O Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) lançou um aplicativo que permite ao consumido, calcular no momento da compra o valor do imposto que está pagando em determinado produto. O aplicativo chamdo "Na Real" pode ser usado em smartphones e tablets, no sistema operacional IOS e Galaxy.  O objetivo é chamar a atenção dos brasileiros sobre a alta carga tributária sobre os itens de consumo.

“O Na Real foi criado para reforçar a distinção entre o preço final de um produto e a carga tributária nele embutida. Ao utilizar a ferramenta, o cidadão percebe mais facilmente o quanto é injusto esse modelo de tributação”, destaca Allan Titonelli Nunes, presidente do Sinprofaz.

O funcionamento é simples. O usuário digita o nome do produto e o preço, e o aplicativo calcula o custo da tributação indireta. A informação é apresentada de duas formas: o percentual do tributo e o valor recolhido aos cofres públicos representado em Real. Alguns exemplos: açúcar (32,33%), iogurte (33,06%), pão de forma (16,86%), protetor solar (41,74%) e shampoo (44,2%).

O aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais da Apple (Apple Store) e do Android (Google Play).  A base de dados foi obtida por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e já conta com mais de 500 categorias de produtos.

Baixe o aplicativo clicando aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário