one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Facebook Privacidade

Imagem:

Compartilhar:

Facebook faz mudanças para facilitar as configurações de privacidade

Criado em 21/12/12 14h41 e atualizado em 01/01/13 13h40
Por Davi de Castro Fonte:EBC

A privacidade nas redes sociais foi uma das questões que mais sensibilizou os usuários desses sites em 2012. Tanto que foram frequentes os hoaxes espalhados pelo Facebook ao longo do ano, por meio de textos que induzem as pessoas a compartilhar com as outras para garantir uma possível proteção de seus dados. O que boa parte dos usuários ignora é que a privacidade na rede depende deles mesmos: basta configurá-la. E se localizar e fazer essas configurações se revelam tarefas complicadas, a questão está com os dias contados: é que o Facebook implementou mudanças para simplificar o controle das permissões de acesso às suas informações na rede social.

A mudança ainda não está disponível para todos, mas já chegou a vários internautas no Brasil. A novidade é que agora há um botão de privacidade na barra superior do site. Há também uma nova página para essas configurações. Ao clicar no ícone, que é um cadeado, o novo modelo faz três perguntas, bem simples e diretas: "Quem pode ver minhas coisas?", "Quem pode entrar em contato comigo?" e "Como eu faço para impedir alguém de me incomodar?". Veja:

Em "Quem pode ver minhas coisas?" é possível definir as pessoas que poderão ver o que você publica, bem como restringir o acesso de algumas à sua linha do tempo. "Quem pode entrar em contato comigo?" permite configurar quem pode adicionar você como amigo e quem pode enviar mensagens privadas para sua caixa de entrada. Já em "Como eu faço para impedir alguém de me incomodar?" é a configuração que bloqueia aquela pessoa inconveniente ou que você não quer mais ver no seu perfil. Quando você bloqueia um usuário, ele passa a não mais existir para você na rede social. Ele não vê mais o seu perfil, nem você o dele.

Curta a página da EBC no Facebook

É comum um amigo te deixar constrangido por te marcar naquela foto comprometedora? Para resolver o problema, basta clicar em "Ver mais configurações" e, em seguida, em "Linha do tempo e configurações de marcações". Depois, deixe ativado a análise de marcações antes de serem exibidas, conforme a imagem abaixo:

A configuração que permite selecionar quem pode te adicionar como amigo (por exemplo, todos ou amigos de amigos) também está próxima do botão das solicitações de amizade. Assim como os novos filtros da caixa de entrada estão juntas de onde você lê as mensagens. Ao agregar as configurações próximas de onde as atividades são realizadas, o Facebook permite um acesso mais rápidos e fácil. A linguagem está mais clara também. 

Cobrança

O Facebook anunciou que começará a testar, nos Estados Unidos, a cobrança para o envio de mensagens para pessoas desconhecidas, mesmo as que não estão conectadas entre si na rede social. O valor inicial será de US$ 1. Atualmente, se um usuário que não é seu "amigo" envia uma mensagem, ela é direcionada para a pasta "Outros". Mensagens enviadas por fanpages e grupos que você participa também cai nesse canal. Ele é similar à caixa de spam dos e-mails. Em comunicado, o Facebook explicou que "a imposição de um custo financeiro para o remetente pode ser a forma mais eficaz para desencorajar as mensagens indesejadas e facilitar a entrega de mensagens que são relevantes e úteis". 

Leia também:

Faça o download de redes sociais e mude suas senhas

Ter muitos amigos no Facebook pode trazer problemas, aponta pesquisa

Boato: hoax da “Convenção Berner e Estatuto de Roma” volta a atacar no Facebook

Brasil é o país mais ativo do mundo no Facebook

Mais um aviso de privacidade engana usuários no Facebook

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário