Compartilhar:
Documentário Freenet? questiona liberdade na internet
Criado em 13/12/12 15h25
e atualizado em 13/12/12 16h19
Por Leyberson Pedrosa
Fonte:Portal EBC
"Imagine o potencial que a internet representa para solucionar as questões do desenvolvimento?", questiona Carlos Afonso, diretor do Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação (Nupef). Ele é um dos entrevistados do documentário colaborativo FreeNet?, que discute - como diz o título em inglês - sobre o futuro da liberdade na Internet. O filme será lançado, no Rio de Janeiro, neste sábado (15) junto a comemoração de 10 anos do Creative Commons (CC), um conjunto internacional de licenças para utilização de conteúdos.
O objetivo do filme é debater, entre outros aspectos, o acesso, a privacidade, o controle da rede e o direito das pessoas. A relação entre os CCs e a internet é um dos temas abordados pelo documentário. "A falta de concorrência acaba afetando as possibilidades de acesso [da internet]. Isso acontece tanto na questão da infraestrutura, quanto na questão dos direitos autorais", aponta Ronaldo Lemos, professor da Fundação Getúlio Vargas, Lemos é um dos responsáveis por trazer o conceito dos CCs para o Brasil.
Opiniões como a de Carlos Afonso e Ronaldo Lemos aparecem no vídeo de divulgação do Freenet?, que conta também com entrevistas do ex-ministro de Cultura e músico, Gilberto Gil, entre outros pesquisadores e realizadores. Assista o "teaser":
A exibição do filme será realizada durante a Festa de 10 anos do Creative Commons no Rio de Janeiro, às 21h, no Instituto Galpão Gamboa. Contradição ou não, a divulgação da atividade conta até com evento criado no Facebook, umas redes sociais contestadas no filme pela venda de informações pessoais de seus usuários. A direção do documentário é de Joana Varon e Naor Elimelech.
Deixe seu comentário