one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


freenet? freenet liberdade documentário comunicação

Imagem:

Compartilhar:

Documentário Freenet? questiona liberdade na internet

Criado em 13/12/12 15h25 e atualizado em 13/12/12 16h19
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

freenet? freenet liberdade documentário comunicação
A relação entre os Creative Commons e a liberdade da internet é um dos temas abordados pelo filme (freenetfilm.org)

"Imagine o potencial que a internet representa para solucionar as questões do desenvolvimento?", questiona Carlos Afonso, diretor do Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação (Nupef). Ele é um dos entrevistados do documentário colaborativo FreeNet?, que discute - como diz o título em inglês - sobre o futuro da liberdade na Internet. O filme será lançado, no Rio de Janeiro, neste sábado (15)  junto a comemoração de 10 anos do Creative Commons (CC), um conjunto internacional de licenças para utilização de conteúdos.

Saiba o que Creative Commons

O objetivo do filme é debater, entre outros aspectos, o acesso, a privacidade, o controle da rede e o direito das pessoas. A relação entre os CCs e a internet é um dos temas abordados pelo documentário. "A falta de concorrência acaba afetando as possibilidades de acesso [da internet]. Isso acontece tanto na questão da infraestrutura, quanto na questão dos direitos autorais", aponta Ronaldo Lemos, professor da Fundação Getúlio Vargas, Lemos é um dos responsáveis por trazer o conceito dos CCs para o Brasil.

Opiniões como a de Carlos Afonso e Ronaldo Lemos aparecem no vídeo de divulgação do Freenet?, que conta também com entrevistas do ex-ministro de Cultura e músico, Gilberto Gil, entre outros pesquisadores e realizadores. Assista o "teaser":

A exibição do filme será realizada durante a Festa de 10 anos do Creative Commons no Rio de Janeiro, às  21h, no Instituto Galpão Gamboa. Contradição ou não, a divulgação da atividade conta até com evento criado no Facebook,  umas redes sociais contestadas no filme pela venda de informações pessoais de seus usuários. A direção do documentário é de Joana Varon e Naor Elimelech.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário