one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Stress

Imagem:

Compartilhar:

Ter muitos amigos no Facebook pode trazer problemas, aponta pesquisa

Criado em 27/11/12 11h30 e atualizado em 27/11/12 14h30
Por Davi de Castro Fonte:EBC

Stress
Quanto mais pessoas de diferentes círculos sociais são adicionadas, mais chance existe de constrangimento ou algum tipo de gafe, diz a pesquisa (SXC)

O Facebook é o grande passatempo de boa parte dos usuários da internet. Mas é bom ficar ligado: um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, mostra que o uso da rede social mais popular do mundo pode levar a altos níveis de estresse. O motivo? As pessoas que adicionamos por lá.

Amigos, parentes, colegas de trabalho, colegas de classe... quanto mais pessoas de diferentes círculos sociais são adicionadas, mais chance existe de constrangimento ou algum tipo de gafe, diz a pesquisa. Isso porque um conteúdo postado na rede pode ser bem aceito por um círculo, mas não por outro. Por exemplo, seus amigos de faculdade adoram curtir suas fotos em uma festa com muita bebida e diversão, mas não espere que sua mãe ou seu chefe façam o mesmo. Esta problemática sobre o que postar para ser bem recebido por todos é o que aumenta o nível de estresse.

Ben Marder, autor do relatório, detalha por que mais estresse vem com um maior número de amigo: ”O Facebook costumava ser como uma grande festa para todos os seus amigos, onde se podia dançar, beber e paquerar. Mas agora, com sua mãe, pai e o chefe por lá, a festa torna-se um evento cheio de potenciais minas sociais”.

Aprenda como fazer com que amigos de amigos não vejam suas atualizações no Facebook

Curta a página da EBC no Facebook

A pesquisa entrevistou mais de 300 usuários do Facebook com uma média de idade de 21 anos. Descobriu-se que pessoas tendem a ter sete diferentes círculos sociais no Facebook. Os principais são: amigos conhecidos fora do ambiente virtual (97% os adicionam como amigos on-line também), familiares (81%), irmãos (80%), amigos de amigos (69%) e colegas (65%).

Um dado curioso foi que 64% das pessoas disseram ser amigas dos seus ex-namorados/ex-namoradas no Facebook. Que problema há nisso? Apenas 56% disseram que têm seu atual companheiro/companheira adicionados na rede.

E é bom ficar de olho no conteúdo postado:  mais da metade dos empregadores afirmam que deixaram de contratar alguém com base no que foi publicado na rede. E os pais estão em cima: o relatório mostra que 55% deles seguem os filhos no Facebook.

Leia também:

Brasil é o país mais ativo do mundo no Facebook

Mais um aviso de privacidade engana usuários no Facebook

Saiba quais são as cinco redes sociais mais acessadas do Brasil

Boato no Facebook estimula usuários a compartilharem “aviso de privacidade”

Aviso falso no Facebook ensina forma errada dos usuários protegerem conta na rede social

Proteja seu filho na internet: fundadora de projeto dá dicas de segurança em redes sociais

Pesquisa feita pelo Facebook aponta que futebol é o tema predileto dos brasileiros nas redes

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário