one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O primeiro emoticon foi criado há 30 anos

Imagem:

Compartilhar:

Emoticon completa 30 anos de existência :)

Criado em 19/09/12 10h56 e atualizado em 19/09/12 12h15
Por Davi de Castro Fonte:Portal EBC

emoticon
O primeiro emoticon foi criado há 30 anos

Se você utiliza a internet com alguma frequência com certeza já deve ter se deparado com símbolos assim: =), o/, =x, :D, :P, :/ e muitos outros. É provável ainda que já os tenha utilizado pelo menos uma vez para expressar alguma emoção no mundo virtual, seja em e-mails ou redes sociais. É justamente para isso que há 30 anos foi criado o primeiro emoticon, essas "carinhas" bonitinhas que, por vezes, não sabemos o que significam, mas que o próprio nome já indica: emoção.

O criador é Scott Fahlman, à época professor do departamento de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. A ideia surgiu pela observação de que nem sempre as pessoas eram compreendidas quando faziam piadas ou ironias em grupos de discussão on-line. Assim, para suprir a falta que a linguagem escrita tem de sinais corporais e do tom de voz, por exemplo, o professor fez a seguinte sugestão:

Eu proponho a sequência a seguir para quem for fazer piadas:
:-)
Leia com a cabeça de lado. Na verdade, provavelmente seja mais econômico marcar coisas que NÃO sejam piadas, devido às últimas tendências.
:-(

Emoticons Graficos
Emoticons gráficos são disponibilizados em sites como o Facebook e em smartphones

De lá até hoje, os emoticons viraram uma febre. Já pensou em bater um papo pela internet sem o auxílio dessas "carinhas"? :( triste, né? Elas são tão importantes para a narrativa em rede que é impossível listar os inúmeros tipos e formas que surgiram até então. Há emoticon para todo e qualquer tipo de emoção. E não existe mais apenas os tradicionais feitos por sinais de pontuação, como o pioneiro :-). Eles ganharam forma, cor e até movimento, são os emoticons gráficos (foto ao lado). O “pai” dos emoticons, no entanto, diz que odeia esses ícones amarelos em que os emoticons se tornaram nos últimos anos.

:)

 

Leia também:

Pesquisa lista quais são os "brasileiros mais perigosos da internet"

Boato no Facebook estimula usuários a compartilharem “aviso de privacidade”

Mais de 80 mil pessoas já se declararam doadores no facebook

Saiba quais são as cinco redes sociais mais acessadas do Brasil

Saiba o que é um hoax

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário