Whatsapp é vendido para o Facebook

Imagem:

Compartilhar:

Como lidar com o bloqueio do WhatsApp? | PComBr | Ano 03 #51

Criado em 02/05/16 18h40 e atualizado em 02/05/16 21h17
Por Rádios EBC Edição:Portal EBC

No Ponto Com desta segunda (2) não podia faltar o assunto que dominou as redes sociais durante o dia: o bloqueio temporário do WhatsApp. O programa conversou com o editor de tecnologia do Portal EBC, Leyberson Pedrosa, sobre os motivos do bloqueio e sobre como usar alternativas seguras para o aplicativo.

O Simet Mobile [2], um aplicativo que mede a qualidade da sua conexão com a internet em dispositivos móveis, também esteve na pauta do programa, em uma conversa com Fabrício Tamusiunas, da NIC.br [3]. E ainda teve acessibilidade, em um bate-papo com o comunicólogo Sidney Andrade [4]. Ele é deficiente visual e criou uma campanha e uma conta na Instagram [5] para difundir a ideia de que as imagens sejam descritas nas redes sociais, possibilitando a interação dos deficientes.  

 

7'50" Leyberson Pedrosa fala sobre o novo veto ao WhatsApp no Brasil

O editor de tecnologia do Portal EBC explica tudo sobre os motivos que levaram a mais um bloqueio temporário do aplicativo de comunicação instantânea mais popular do mundo. Pedrosa lembra que, a qualquer momento, uma liminar pode derrubar o bloqueio, como já aconteceu em outras vezes. O editor ainda lembra dos riscos de se acessar o aplicativo via VPN. "Tem que tomar muito cuidado com o que aparece. Eu não recomendo muito usar VPN se você não conhece", diz. Aplicativos similares alternativos, como o Telegram [6] e o WeChat [7], podem ser uma boa opção.

23'50" Fabrício Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br [3], comenta as novidades do Simet Mobile [8]

O aplicativo para celulares e tablet permite medir a velocidade de conexão em dispositivos móveis. Além de medir vários fatores determinantes da qualidade da conexão, como velocidade e latência, com o aplicativo, o usuário pode saber em quais lugares e horários sua internet está melhor ou pior. 

39'15" Sidney Andrade [5] comenta sobre inclusão nas redes sociais

Sidney conta que, nas redes sociais, deficientes visuais perdem a maior parte dos conteúdos, por elas serem primoridalmente visuais. "Eu vinha participando de alguns grupos, e dessa interação apareceu a ideia de mobilizar o Facebook para que as pessoas postem a descrição das imagens, gifs e memes em suas timelines, ou em postagens de páginas", conta. Por meio de leitores de tela (programas que leem o que está escrito na tela), os deficientes visuais podem então ter uma ideia do que está descrito na imagem.

 

Músicas do programa

2'53" Legalê - 92 - Esquina do Mundo [9] 

18'27" Saulo Duarte  e a Unidade - Mistério no Olhar - Quente [10]

34'35" Tulipa Ruiz - Expectativa - Tudo Tanto [11]

54'13" Anelis Assumpção - Minutinho - Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários [12]

 

Ouça o programa na íntegra:

 

O Ponto Com Ponto Br é um programa produzido em parceria pelo Portal EBC e as Rádios EBC. É exibido todas as segundas-feiras, às 17h, nas rádios Nacional de Brasília, Nacional FM e MEC AM do Rio de Janeiro. Confira as edições anteriores do Ponto com Ponto Br no Portal EBC [13] e no site da Nacional AM Brasília [14]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [30] Fazer uma Reclamação [30] Fazer uma Elogio [30] Fazer uma Sugestão [30] Fazer uma Solicitação [30] Fazer uma Simplifique [30]

Deixe seu comentário