Cometa passa raspando por Marte. Na imagem:  Ilustração mostra sondas marcianas da NASA que se alinham atrás do planeta vermelho para protegê-los de poeira do cometa.

Imagem:

Compartilhar:

Cometa passou raspando por Marte no domingo

Criado em 21/10/14 11h48 e atualizado em 08/04/15 17h19
Por Líria Jade* Fonte:Portal EBC

Cometa passa raspando por Marte
Cometa passa raspando por Marte. Na imagem: Ilustração mostra sondas marcianas da NASA que se alinham atrás do planeta vermelho para protegê-los de poeira do cometa. (NASA/JPL-Caltech)

O Siding Spring, um cometa do tamanho de uma pequena montanha, passou raspando por Marte neste domingo (19). Esse encontro acontece uma vez a cada milhão de anos. 

Leia mais notícias: Cometa Siding Spring deve "raspar" em Marte neste domingo,19 [2]

Segundo o pesquisador Mark Lemmon da Texas A&M University, é muita sorte que o cometa passe tão perto de Marte e permita o estudo com os instrumentos usados para estudar o planeta. 

De acordo com a agência espacial norte-americana, a Nasa, o cometa chegou ao ponto mais próximo de marte às 18h27 deste domingo, passando pelo Planeta Vermelho a uma velocidade de 203.000 km/h. Ele ficou a uma distância de 139.500 km de Marte, menos da metade da distância entre a Terra e a Lua. 

Segundo cientistas, a passagem do cometa ofereceu uma oportunidade única de estudo do seu impacto sobre a atmosfera marciana.

 

*Com informações da NASA

Tags:  planetas [3], Marte [4], Terra [5], Lua [6], cometa [7], de olho no céu [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário