Internet – tecnologia da informação.

Imagem:

Compartilhar:

Site reúne vídeos com dicas de uso seguro da internet

Criado em 11/02/14 15h18 e atualizado em 11/02/14 16h19
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

O Dia da Internet Segura [2] é comemorado anualmente por várias organizações internacionais. No Brasil, 2014 é o sexto ano da iniciativa voltada para refletir como crianças e jovens lidam com a web e promover práticas responsáveis na rede. Para debater o protagonismo dos adolescentes, a organização SaferNet Brasil reúne no ambiente virtual ídeos sobre o tema. 

O objetivo do site www.internetresponsavel.com.br é promover, por vídeos e cartilhas, a reflexão sobre os riscos presentes na web como excesso de publicidade, ciberbullying, homofobia, racismo, entre outros.

O psicólogo da Safernet, Rodrigo Nejn, explica que a organização também promove a discussão entre estudantes de Portugal e Brasil. "Percebemos que os problemas entre os dois países são muitos semelhantes. Nas conversas, alguns jovens chegaram a sugerir a criação de um aplicativo de celular para ajudar a identificar os principais crimes na web", conta. Os jovens portugueses e brasileiros participam, nesta quarta-feira (11), de um bate-papo virtual. O resultado da conversa ficará disponível posteriormente no site.

Conteúdos diversos

No site, é possível encontrar conteúdos que trazem recomendações sobre como se comportar na rede e sugere maior cuidado com  informações pessoais, senhas e dados bancários. O vídeo "Retrado Falado", produzido pela Secretaria de Direitos Humanos, por exemplo, sugere que os internautas evitem publicar informações pessoais para estranhos. Confira:

Entre os materiais disponíveis, existem 7 vídeosfeitos próprios jovens. Entre eles, alguns engraçados que falam da relação dos adolescentes com as redes sociais. É o caso de "Narração Facebook", produzido pelo "Dkebrada Webtv". Assista:

De acordo com Rodrigo, a proposta do site é agrupar iniciativas dos próprios jovens com suas criações de vídeos, campanhas, depoimentos. Para ver outros vídeos, acesse aqui [3]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário